O Senhor
Supremo Sri Krsna Ele mesmo revelou as
glórias de Sri Govardhana.
Foi narrado no Rg Veda, que Indra, a deidade que preside as nuvens, era adorada na Terra para que a agricultura pudesse ser cultivada e reanimada pelas chuvas. Nós ouvimos do Srimad-Bhagavatam que, de
acordo com a tradição humana e os costumes, o culto anual ao Senhor Indra foi
introduzido em Vraja-dhama para que pudesse haver cultivo da terra e a proteção
das vacas. Esse era o
único meio de sustento para os moradores de Vraja-dhama.
Sri Krsna viu que o seu pai Nanda Maharaja e
outros, colecionavam muitos artigos
para o Indrayag (cerimônia de adoração a Indra). Sri Krsna perguntou
a Seu pai sobre a utilidade de executar tal função. Nanda Maharaja disse que se Indra fosse adorado devidamente, haveria chuvas no momento apropriado. Portanto, as culturas de arroz e gramíneas seriam cultivadas
e isso seria útil para a subsistência de todos e para o sustento das vacas. Nanda Maharaja disse novamente: "Se negligenciarmos realizar
nosso costume e dever hereditário, nunca obteremos o bem-estar eterno".
Depois de ouvir isso de
Seu pai, para enfurecer Indra Sri Krsna fez os Vrajavasis
(residentes de Vraja) entenderem a futilidade do culto a Indra e convencê-los
da eficácia de adorar Govardhana: "Indra é um semideus sem qualquer poder de
desfazer os frutos das ações. Ele não pode premiar frutas ruins por uma boa ação e boa
fruta por uma ação ruim. Nascimento e morte, felicidade e aflição são devidas às
ações das almas individuais. Mesmo as ações mundanas são a causa da inimizade, amizade e
indiferença. Embora o
cultivo, o comércio, a proteção das vacas e o empréstimo de dinheiro sejam o
sustento dos vaishyas (classe mercantil da sociedade), os Vrajavasis só aceitavam a proteção das vacas como seu
principal meio de sustento.
Os moradores
de Vraja-dhama vivem nas florestas e nas montanhas, sendo que cidades e lugares populoso, não são boas
para eles. Portanto, eles devem começar uma função de oblação (oferenda)
para o culto das vacas, brahmanas e montanhas. O serviço de Giriraja Govardhana, que é seu
abrigo real".
Krsna aconselhou os vaqueiros de
Vraja-dhama a adorar Giriraja Govardhana com todos os artigos coletados para o
Indrayag. Ele também os aconselhou a trazerem leite,
iogurte e outros produtos lácteos para cozinhar diferentes preparações de
alimentos, a saber: Payasa (preparação de leite, arroz e
açúcar), Mudgasupa (sopa preparada a partir de uma espécie de ervilha), Pistaka
e Saskuli (preparações doces feitas de arroz, coco, açúcar e leite).
Krsna também ensinou o método de adoração de Giriraja
Govardhana: deveria ser feito uma cerimônia de entrega de vacas e oferecer
honorários aos brahmanas védicos que realizarão a oblação. Brahmanas devem ser servidos com bons
preparativos de alimentos. Depois
disso, todos os outros, incluindo o candalas (casta mais baixa), pessoas caídas
e cães devem ser atendidos com ofertas apropriadas.
As vacas devem ser servidas com grama
fresca. Depois de Govardhana-puja, todos devem usar ornamentos,
bons vestidos e sentarem
para honrar prasada. Por fim, todos devem circumbular a
montanha de Govardhana com as vacas, brahmanas e lamparinas.
Sendo encantado e
subjugado por seu profundo carinho paternal, Nanda Maharaja adorou Giriraja
Govardhana e todos os brahmanas adequadamente com todos os artigos coletados
para o Indrayag, conforme o desejo de seu amado filho Sri Krsna. Depois disso, ao
servir as vacas com erva e palha, Nanda Maharaja realizou o parikrama de
Govardhana com todos os gopas e gopis e, com as vacas liderando na frente.
Todos os gopas foram adornados com belos
ornamentos e as gopis sentadas nos carros de boi executavam Govardhana
parikrama enquanto cantavam as glórias de Krsna. Para proclamar aos Vrajavasis
que Giriraja Govardhana não é diferente de Krsna, Ele pronunciou repetidamente
e alto as palavras, ‘Eu sou a montanha Govardhana’, e começou a comer todas as
ofertas dadas a Govardhana, estendendo milhares de mãos.
O próprio Sri Krsna introduziu a
prática de fazer reverências prostradas para Govardhana, bem como a circumbulação
de Govardhana.
Srila Narayana Maharaj prostrando-se aos pés de Sri Govardhana |
Devaraja Indra, o imperador dos semideuses,
ficou furioso com os Vrajavasis por interromperem o Indrayag. Indra oprimiu o
Vrajavasis com incessantes chuvas fortes e um forte cataclismo de granizo.
Todos os Vrajavasis
ficaram severamente angustiados e se refugiaram em Sri Krsna. Ele então os protegeu levantando
Govardhana com a mão esquerda. Mais tarde, Devaraja Indra conseguiu
entender seu erro e chegou até Krsna com a vaca Surabhi. Ele adorou Krsna e orou a Ele para perdoar
sua ofensa. Giriraja Govardhana é idêntico a Krsna e Ele também é o
principal servo de Krsna.
Srila Raghunatha Dasa Gosvami reza para
Giriraja Govardhana da seguinte maneira: "Ó Giriraja
Govardhana, quando Seu nectário nome foi proferido a partir dos lábios de lótus
de Srimati Radhika no Srimad-Bhagavatam (10.21.18),então Você foi consagrada por
todos os Vedas como a nova bela tilaka de
Vraja-dhama. Por isso, rezo para que Você me
dê uma morada na Sua vizinhança". (Sri
Govardhana-vasa-prarthana-dasakam, verso 8)
O Senhor Supremo Sri Krsna suspendeu o culto
aos semideuses e apresentou o culto a Govardhana.
Um significado de Govardhana é purificar os órgãos dos
sentidos, então Govardhana-puja significa o aprimoramento dos órgãos
espirituais eternos transcendentais de Krsna-bhaktas.
Uma vez que
vários pratos de vegetais cozidos foram oferecidos a Giriraja Govardhana em
Govardhana-puja, este festival também é conhecido como o Festival de Annakuta.
Deidade de Gopala, em Govinda Kunda. A deidade original, que foi encontrada por Madhavendra Puri, encontra-se em Nathadvara, no estado de Rajasthan.
Sri
Govardhana-dhari Gopala foi originalmente instalado por Vajra (o neto de Krsna
e filho de Aniruddha). Devido à extraordinária devoção pura de Srila Madhavendra
Puripada, Govardhana-dhari Gopala reapareceu em Govardhana, perto do banco de
Govinda-kunda. Madhavendra Puripada realizou o Festival Annakuta em Kali-yuga. Este tópico é narrado em detalhes no Caitanya-Caritamrta (Madhya-lila, capítulo
4).
Trecho de uma aula de Srila Bhakti Ballabh Tirtha Maharaja.