Quais os tipos de bhajana?

 
separação

 Há dois tipos. O primeiro é executado cantando e relembrando os passatempos de separação (vipralambha-lila) e o segundo é executado ao relembrar os passatempos de encontro (sambhoga-lila). Embora as gopis e Vrajavasis sempre prefiram se reunir com Krsna do que ficarem longe dEle, Ele brinca com elas obrigando-as a desfrutar de vipralambra-rasa.

encontro


  O sadaka deve cultivar o humor de separação de Krsna pensando, "Eu não estou vendo  Krsna, nem Srimati Radhika ou Vraja. Não estou percebendo nada e sou incapaz de servir meu gurudeva".

  A realização é o  resultado da lembrança de Sri Gurudeva; por isso, precisamos sempre desejar lembrar-nos dele. Se não compreendermos a misericórdia de Gurudeva, não conseguiremos entender absolutamente nada.

  Srila Bhaktisidhanta Thakur declara que o encontro e separação residem eternamente lada a lado. Somente aquele que possui alguma realização de separação consegue saborear e servir no encontro de Radha e Krsna. O principal objetivo, ou a meta final, de nosso sadhana-bhajana é alcançar a realização do humor de separação . Após alcançado, tudo o mais pode ser realizado.


 Palavras de Srila Bhaktivedanta Narayana Maharaja.