Sriman Mahaprabhu deixa Nabadwip durante a noite para ir a Katwa tomar sannyas.



Discurso informal de Srila Bhakti Raksak Sridhar Dev-Goswami Maharaj (1982): "Este é o último dia em que Mahaprabhu permanece com sua família. Esta tarde ele vai encontrar muitos de seus amigos e os atrairá fervorosamente para Krishna Nama: ‘Qualquer coisa que você faça, em cada compromisso, você deve tentar levar Krishna sempre com você. Comer, dormir, trabalhar, seja qual for o seu envolvimento físico, continue com a consciência sempre em Krishna’. Então, no final desta noite ele deixou Nabadwip para sempre.”
 

Srila Bhakti Raksak Sridhar Dev-Goswami Maharaj explica as motivações de Sriman Mahaprabhu para tomar sannyas:

 "Mahaprabhu não é outro senão o próprio Krishna. Quando ouvimos o tremor de tornozelos, sentimos que o próprio Krishna vai embora, e Nabadwip está sendo engolida por uma profunda escuridão. Meu amigo, o que você está fazendo? Vamos continuar e tentar trazê-lo de volta aqui. A jóia de Nabadwip está indo embora”. Este é o sentimento neste dia.

Katwa

 No início da manhã, às três horas, Gauranga nadou pelo rio e correu para Katwa (1510 DC). Não se importando com o frio durante esta temporada de inverno, ele se foi. Havia tanto calor dentro de Seu corpo e mente. Ele foi aquecido por um lado por viraha (amor em separação), sentindo a separação de Krishna e por outro lado pelo dever de pregar ao mundo sobre Krishna. O chamado desse dever o levou a sair de Nabadwip e a comparecer perante a população e distribuir o amor pelo Senhor Krishna por todo o mundo.

 Esse chamado - Seu dever para com a população e Seu afeto por Krishna - o acalmaram, e Ele correu, sem se preocupar com nada. Na separação, separação de Krishna, vipralambha, viraha, tudo era insípido. Havia apenas o chamado de Krishna.