Qual a diferença entre Isvara (Deus) e as jivas [entidade viva]?



   Deus é um só e este Isvara é o controlador supremo; e as Jivas são inumeráveis, pois existe uma quantidade infinita de almas [ananta-jivas]. Deus é o controlador supremo de maya [maya-disha]. E as jivas, as almas, são [maya-vasa]. Elas são totalmente controladas por maya.

   O próprio Mahaprabhu explicou que Deus, o Senhor é o controlador de maya, e as almas são controladas por maya.

"O Senhor é o mestre das potências, e a entidade viva é o servo delas. Essa é a diferença entre o Senhor e a entidade viva.” [CC madhya 6.162]



  Mahaprabhu não criou nenhuma sampradaya. Ele simplesmente aceitou a brahma-madhva-sampradaya. Por isto que o nome de nossa sampradaya é BRAHMA-MADHVA-GOUDIYA-SAMPRADAYA. Mahaprabhu,humildemente, respeitou todas as sampradayas, retirou e aceitou a essência de cada uma delas.

  Deus é um, as almas são várias. Deus é [vibhu], muito grande e as almas são muito pequenas, infinitesimais [anu]. Deus é o controlador supremo de maya; e as almas estão controladas por maya. Deus está além da influência dos gunas [modos da natureza material].

  Deus, Bhagavan, Hari ou Visnu está além de maya e além dos modos da natureza material. Já as almas estão sob a influência dos três gunas [tama, raja e sattva-gunas]. As almas podem ficar apenas em um corpo de cada vez, mas Deus está em toda parte. Deus é uma testemunha das atividades de todos os seres vivos (sarva-saksi).

   Deus diz: "Eu sou a testemunha das atividades de todos os seres vivos. Eu vejo tudo o que todos estão fazendo (eko saksi)"; Ele é aquele que tudo vê. Ele é um só, mas ao mesmo tempo vê o que todos estão fazendo. Esta é a diferença entre Deus e as almas. 

Palavras de Srila Bhaktivedanta VANA Maharaja, proferido no dia 26 de janeiro de 2018, em ILHABELA, SP.