O
acarya da Sri Brahma-sampradaya é SRI MADHVACARYA. O acarya original dessa sampradaya é Brahma-ji.
Para começar ele falou sobre cinco diferenças entre Brahman [o Supremo], jiva [a entidade viva] e a matéria [1.diferença entre a Verdade Absoluta
e a alma jiva; 2.entre a Verdade Absoluta e a matéria; 3.entre a matéria inerte (jara) e a jiva; 4.entre jiva e jiva; e 5.entre matéria e matéria]. Esta
filosofia se chama Panca-bhedha (as cinco diferenças).
Madhvacarya também escreveu um comentário ao
vedanta-sutra chamado Madhva-bhashya e os
comentários, bhrihad-bhasya e anu-bhasya. Para uma sampradaya [escola]
ser reconhecida como fidedigna, ela precisa de um comentário
sobre o vedanta-sutra. Por isso que Madhvacarya escreveu esses três
comentários sobre o vedanta-sutra. Não é fácil de entender o vedanta-sutra.
BALA-GOPAL |
Na sampradaya de Madhvacarya, houve a manifestação
de gopi-bhava [sentimento espiritual no humor das gopis]. Na verdade, a razão principal de Mahaprabhu ter aceitado a
Madhva-sampradaya, é por causa disto, por causa da presença do humor de
gopi-bhava nesta sampradaya. O humor de Mahaprabhu é o mais elevado, por isto
ele aceitou a Brahma-madhva-sampradaya.
Madhvacarya explicou diretamente a filosofia
do dualismo, de Brahman e Brahman-shakti. Naquela época, os
impersonalistas, os advaitavadis (mayavadis), eram muito poderosos. Eles pregavam a
filosofia de que só existia o Brahman e não existia outra coisa. Que não existe
diferença entre a alma [jiva] e Brahman [Deus]. Mas Madhvacarya levantava os dois dedos e
declarava: “Não”. Existe Brahman, Deus, mas existe
brahman-shakti, a potência de Deus. Mas não há diferença entre a
potência [sakti] e quem possui a potência [saktiman]. Logo, não existe
diferença entre Krsna [saktiman] e suas potências [sakti].
Madhvacarya, com a filosofia do dualismo
dvaita-vada explica tudo isto muito bem, através das cinco diferenças
panca-bedha.
A maior ênfase que Madhvacarya dá em sua filosofia é este ponto do
dualismo, a diferença entre Deus e as suas potências [Brahman e Brahman-shakti ]. Porque
os impersonalistas, advaitavadis, acreditam que existe somente uma Verdade
Absoluta, Deus, mas esta Verdade não possui potência. A filosofia do
dualismo de Madhvacarya dá muita ênfase nisto, no dualismo. Deus [Brahman] e a potência de Deus [ Braman-shakti].