O que é o Shivratri ( ou Shiva ratri)?


   "Ratri" significa a noite, o tempo de descanso, quando tudo fica quieto e pacífico. Shivratri significa 'A Noite de Shiva' e é observado em homenagem ao Senhor Shiva. De acordo com o Shivapurana, quando Parvathi perguntou a Shiva o que mais lhe agradava, ele teria respondido: "A 14ª noite da lua nova, na quinzena escura durante o mês de phalgun, é o meu dia mais favorito”. É conhecido como Shiva ratri. Este dia traz um profundo descanso à mente e ao espírito.

 É celebrado com Rudrabhishekam (cantar dos antigos mantras védicos acompanhados de uma cerimônia de lavagem do Shiva Linga com leite, coalhada, mel, água de rosas, etc). 

  É considerado um dia auspicioso para o crescimento espiritual e a realização material.



 Srila Bhaktivedanta Narayana Maharaja  comenta o Shivratri:  "Honramos o Senhor Shiva pelo grande  vaisnava e Guru que ele é, mas não o adoramos em separado. Observamos Shiva-ratri, o dia do aparecimento do Senhor Shiva, e o glorificamos por causa de seu relacionamento com Sri Krsna. Conforme escreve Srila Sanatana Goswami em seu Hari-bhakti-vilasa, todos os vaisnavas devem observar Shiva caturdasi (shiva-ratri). Sem dúvida, pela observância deste dia, devemos honrar o Senhor Shiva, o detentor de todas as boas qualidades".

"Ó guardião de Vrndavana! Ó Soma, todas as glórias a você! A lua adorna a sua testa e os sábios encabeçados por Sanaka, Sanandana, Sanatana e Narada o adoram! Ó Gopisvara! Desejoso de que você me conceda prema aos pés de lótus de Sri Sri Radha-Madhava, os quais realizam passatempos jubilantes em Vraja-dhama, presto-lhe reverências repetidas vezes." (Sankalpa-kalpadruma 103).

Fonte: Shiva, entre a Matéria e o Espírito de Srila Bhaktivedanta Narayana Maharaja.

Rudrabhishekam
Rudrabhishekam Puja