É o fundador-acharya da Sociedade Internacional de Bhakti Yoga Pura, reconhecido como um associado eterno de Sri Sri Radha-Krishna e Sri Chaitanya Mahaprabhu.
Discípulo de Srimad Bhakti Prajnana Kesava Goswami
Maharaja, um dos mais proeminentes discípulos de Srimad Bhaktisiddhanta
Sarasvati Prabhupada, costumava dizer que seu mestre espiritual havia aparecido
neste mundo para atender às necessidades de Sri Sri Radha-Krishna,
Gaura-Nityananda Prabhu e Sri Gaura-Gadadhara, bem como ajudar todas as almas
condicionadas a sair da prisão do mundo material.
Casa onde ele nasceu |
Nascido em
16 de fevereiro de 1921, no vilarejo de Tewaripur, localizado próximo às
margens do rio Ganges, em Bihar, Índia, sob o nome de Sriman Narayana Tiwari,
era filho do Pandita Balesvarnath Tiwari e de Srimati Laksmi-devi, ambos
devotos da Sri Sampradaya e iniciados de acordo com todas as regras e
regulações e também peritos nas escrituras.
Desde sua
tenra infância, Srila Narayana Goswami Maharaja frequentava festivais
religiosos e sentia avidez em ouvir as escrituras sagradas. Nutria grande
afeição pelo Senhor Ramacandra (um dos avataras de Vishnu) e cantava “Rama,
Rama” onde quer que fosse.
Sempre se
destacou nos estudos e esportes, chegando a ganhar um prêmio em um debate de
sânscrito. Esse prêmio foi o livro “A história da vida e preceitos de Nimbarka
Vaisnavacharya”, cuja leitura o fez adquirir o gosto pelos Santos Nomes de
Krishna. Foi também em uma aula de história na escola em que ele estudava que leu
uma breve descrição sobre Sri Chaitanya Mahaprabhu, o que o deixou bastante
impressionado.
Antes de aceitar a vida renunciada, casou-se e conquistou uma boa posição no departamento de polícia, onde três anos depois encontrou pela primeira vez os devotos Sri Srimad Narottamananda brahmacariji, Sri Srimad Bhakti-kusala Nrsimha Maharaja, e Sri Radhanatha dasa (que mais tarde se tornou Srila Bhaktivedanta Trivikrama Maharaja) da Sri Gaudiya Vedanta Samiti.
Por sete dias ouviu tópicos sobre a Consciência de Krishna dos lábios de Sri Narottamananda brahmacariji, o que o fez renunciar internamente em seu coração a vida material e a ter o desejo de dedicar-se completamente na devoção a Krishna.
Apesar dos
contratempos na sua vida profissional, especialmente porque havia acabado de
ser promovido, Srila Narayana Maharaja convenceu o seu superior a deixá-lo
partir sob a justificativa de que abriria o seu próprio negócio, mas na
verdade, ele partiria rumo a um objetivo muito mais elevado: o encontro com seu
mestre espiritual em Sri Navadwipa-dhama.
Embora tenha chegado tarde da noite
em Navadwipa-dhama e não tivesse o endereço do local em que ficaria, Srila Vamana Goswami Maharaja e mais outro
brahmachari o estavam esperando, o que lhe causou grande felicidade. Então,
encontrou-se novamente com Narottamananda brahmacariji, conheceu seu mestre
espiritual e muitos outros vaishnavas que se tornariam sua família.
Pouco tempo depois recebeu ambas as iniciações harinama e diksa e o nome de Sri Gaura Narayana. Posteriormente, recebeu de seu Gurudeva o título de Bhakta-bandhava (amigo dos devotos), devido ao fato de estar sempre servindo amavelmente todos os vaishnavas. Característica essa bastante notável ao longo de sua existência neste plano material.
Pouco tempo depois recebeu ambas as iniciações harinama e diksa e o nome de Sri Gaura Narayana. Posteriormente, recebeu de seu Gurudeva o título de Bhakta-bandhava (amigo dos devotos), devido ao fato de estar sempre servindo amavelmente todos os vaishnavas. Característica essa bastante notável ao longo de sua existência neste plano material.
Sempre muito doce e amoroso com todos
aqueles que se aproximavam, fazia todos se sentirem especiais ao ter sua
associação.
Logo após
a iniciação, tornou-se servo pessoal de seu Gurudeva, sendo responsável pela
cozinha e pela lavagem de suas roupas. Sob suas instruções, também serviu
pessoalmente Srila Bhakti Pramode Puri Maharaja, discípulo de Sri Srimad
Bhaktisiddhanta Sarasvati Prabhupada.
Na ocasião do Gaura Purnima de 1952, adentrou a sagrada ordem de sannyasa, onde começou a sua vida de pregador.
Mantinha um relacionamento bastante íntimo com o discípulo de Sri Srimad
Bhaktisiddhanta Sarasvati Prabhupada, Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta
Swami Maharaja Prabhupada, notório pregador do Gaudiya Vaisnavismo no Ocidente
e Fundador-acharya da Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna
(ISKCON), a quem considerava seu siksha guru, bem como seu amigo.
Srila Narayana Goswami Maharaja enviou a primeira mrdanga e karatalas para Swami Maharaja usar nos seus primeiros sankirtanas na América. Ele tinha plena confiança em Srila Narayana Goswami Maharaja e por isso pediu a ele que ajudasse seus discípulos a entender a profundidade da filosofia Gaudiya Vaisnava da linha de Srila Rupa Goswami, bem como realizar os ritos finais da cerimônia de samadhi. Por considerá-lo seu siksha guru, humildemente aceitou seu pedido e o honrou até a sua partida.
Srila Narayana Goswami Maharaja enviou a primeira mrdanga e karatalas para Swami Maharaja usar nos seus primeiros sankirtanas na América. Ele tinha plena confiança em Srila Narayana Goswami Maharaja e por isso pediu a ele que ajudasse seus discípulos a entender a profundidade da filosofia Gaudiya Vaisnava da linha de Srila Rupa Goswami, bem como realizar os ritos finais da cerimônia de samadhi. Por considerá-lo seu siksha guru, humildemente aceitou seu pedido e o honrou até a sua partida.
Sua pureza
era sua força, sua força era sua misericórdia e sua misericórdia era sua doçura
ilimitada e amor irrestrito por todos. Seu empenho em distribuir o prema de
Sri Chaitanya Mahaprabhu despertou bhakti em centenas de milhares de pessoas. E para isso, não
poupou esforços, viajou por mais de vinte vezes ao redor do mundo, traduziu e
escreveu dezenas de livros, organizou festivais, doou a sua própria saúde em benefício
daqueles que considerava seus filhos e família.
Em 29 de
dezembro de 2010, Srila Narayana Goswami Maharaja entrou em nitya-lila
(passatempos eternos) em Jagannatha Puri. Seu corpo transcendental se
encontra no templo Sri Keshavaji Gaudiya Math, em Navadwipa-dhama.