A grande mestra Srimati Jahnavi Devi.



Srimati Jhanavi Devi
 As esposas de Balarama, Varuni e Revati tornam-se Vasudha e Jahnavi (ou Jahnava), as duas esposas de Nityananda Prabhu, em Chaitanya-lila. As duas são filhas de Surya Das, tão resplandecente como o sol. Jahnava Devi não teve filhos, mas Vasudha Devi, a Shakti de Nityananda, deu à luz a Virabhadra (ou Virachandra) Goswami e Ganga Devi, encarnações de Kshirodakashayi Vishnu e do rio Ganges, respectivamente. Virabhadra Goswami foi inundado pela misericórdia de Jahnava Devi, tornando-se seu discípulo iniciado direto. Nityananda Das escreveu em seu Prema-vilasa que quando Virabhadra viu Jahnava em uma forma de quatro braços, sua mente foi alterada e ele decidiu aceitá-la como seu diksha guru.
 
Vasudha Devi, Nityananda Prabhu e Jahnavi Devi

 Sem a misericórdia de Jahnava Devi, a energia de Nityananda Prabhu, ninguém é capaz de atravessar o oceano da vida material, nem obter o serviço de Nityananda Prabhu e entrar no serviço amoroso de seus adoráveis Gaurahari e Radha Krishna.

 Em Vrindavana, os líderes da comunidade Vaishnava, como Jiva Goswami, Gopala Bhatta Goswami, Lokanatha Gosvami, Bhugarbha Goswami, Madhu Pandita, etc., vieram oferecer suas respeitosas saudações. Ao lado desses líderes, ela visitou os principais templos de Vrindavana — Madana Mohana, Govinda e Gopinatha – antes de ir até o Radha Kunda. Jahnava permaneceu no Radha Kunda por três dias desempenhando seu bhajana. Ela ouviu o som da flauta de Krishna enquanto estava sentada nas margens do lago e teve uma visão de Sri Krishna que a inundou com ondas de amor divino.

Virabhadra, o filho do Senhor Nityananda

 Jahnava Devi organizou o casamento de Virabhadra com as duas filhas de Yadunandana Acharya, Srimati e Narayani, ambas as quais se tornaram discípulas de Jahnava. A shakti de Nityananda, Srimati Jahnava Devi, desapareceu no shukla navami tithi de Vaishakh (nono dia lunar de abril).
Extraído de “Sri Chaitanya: His Life & Associates” por Srila Bhakti Ballabh Tirtha Maharaj.