Onde está Srimati Radharani no Goura-lila?


Srila Gadadhara Pandit

  A encarnação do amor que anteriormente era a rainha de Vrindavan, Radha, é agora o amado de Gaura chamado Srila Gadadhara Pandit.O próprio Svarupa Damodar indicou que ele era a deusa da fortuna de Vraja, a Lakshmi que anteriormente era a amada de Shyamasundara em Vrindavan.  Ela hoje se tornou a deusa da fortuna do amor para Gaura e é conhecida como Srila Gadadhara Pandit. Lalita, que também é conhecida como Anuradha, é a melhor amiga e confidente de Radha. Ela também entrou em Gadadhara, como foi mostrado na peça Chaitanya-candrodaya [Chaitanya-chandrodaya, ou, A encarnação de Chaitanya: um drama em dez atos por Kavi karnapura].

Fonte: (Gaura-ganoddesha-dipika 147-150)Gaura-ganoddesha-dipika (147-150) [A Lâmpada Brilhante nos Associados de Sri Gaura] de Kavi Karnapura.

 "Gadadhara, o melhor dos brahmanas, é a encarnação tanto de Srimati Radharani quanto da gopi Lalita. As duas são potências transcendentais do Senhor, e como o Senhor não é diferente de Suas potências, pode-se afirmar que Ele está presente onde quer que Suas potências estejam. Por este motivo, pode-se dizer que o Senhor Hari também está presente no corpo de Gadadhara Pandita. Gadadhara é portanto a encarnação de três pessoas, Srimati Radharani, a gopi Latita e o Senhor Hari".

Fonte: Chaitanya-chandrodaya-nataka


Lord Caitanya está sentado, à sua esquerda está Gadadhara Pandit nas vestes Vaishnava vermelha durante Nadia Lila.