Por que o Senhor Gouranga também é conhecido como “a Vida de Gadadhara”?


  
    
 Srila Bhaktisiddhanta Saraswati Goswami Thakur comenta as palavras “a vida de Gadadhara” da seguinte maneira: “Srila Gadadhara Pandit Goswami é o principal entre os devotos mais íntimos de Sri Chaitanya. Ele é a fonte de todo a shakti-tattva e está assim presente igualmente nas lilas de Mahaprabhu em Nabadwip e em Nilachala [ montanha azul][ Obs - Jagannatha Puri – também chamada Purushottama-kshetra, Sri Kshetra e Nilachala]. 

  Sua casa de infância foi em Nabadwip; mais tarde, quando ele tomou sannyas, ele foi morar em Jagannath Puri, em um jardim ou à beira-mar.

 Os devotos puros que desejam entrar na madhura-rasa de adoração a Radha e Govinda se abrigam em Gadadhara Pandit e são conhecidos como devotos íntimos de Gauranga Mahaprabhu. Alguns devotos chamam Chaitanya de ‘a vida de Nityananda’ enquanto outros o chamam de ‘a vida de Gadadhara’”.
Pure devotees who wish to enter into the madhura-rasa of worship to Radha and Govinda take shelter of Gadadhara Pandit and are known as Gauranga Mahaprabhu's intimate devotees.

Fonte:  “Sri Chaitanya: Sua Vida e Associados”, de Srila Bhakti Ballabh Tirtha Goswami Maharaj.




O Jagannatha-chaitanyam  afirma: “Radha permanece no coração do Senhor Jagannatha, e Krishna no coração de Radha”.