Por que Srila Prabhupada deu sannyāsa para pessoas que depois cairam?

  

Srila Gour Govinda Swami responde: Você deve entender isso. A sociedade dá oportunidade. Se for dada a alguém uma posição na sociedade e ela é realmente inteligente, ela vai entender: "Eu não mereço isso. Não tenho qualificação. Mas esta oportunidade chegou para mim, então eu devo me tornar qualificado. Caso contrário, vou perdê-la”.

   Para manter a instituição, a oportunidade é dada. A unidade deve estar lá. Este é um assunto organizacional. Por que um membro deve se sentir desencorajado por poder ter uma oportunidade?

  
  Srila Prabhupada sabia que estas pessoas não eram qualificadas. Mas ele lhes deu sannyāsa. Ele disse: “Aproveitem esta oportunidade! Façam agora!” Caso contrário, como ele poderia administrar a sociedade? Ele daria a alguém sannyāsa, e então colocaria esse sannyāsī em uma área para administrar. Desta forma, os brahmacārīs e os devotos irão obedecê-lo porque ele é um sannyāsī.

    Mahaprabhu tomou sannyāsa pelo mesmo motivo. Ele era Mahaprabhu, a Suprema Personalidade de Deus, mas porque ele era um grihastha muitos não o aceitavam e o criticavam. Mahaprabhu pensou: “Eu tenho que tomar sannyāsa, porque um sannyāsī tem prestígio”. O povo em geral tem a noção de que um māyāvādī sannyāsī é Narayana. Mahaprabhu pensou: "Eu devo tomar sannyāsa, caso contrário essas pessoas não me ouvirão". Então ele tomou sannyāsa de Keshava Bharati, que era um sannyāsī na māyāvādī sampradāya. Contudo, Mahaprabhu pregou a filosofia vaisnava. Este foi o seu propósito.

   Da mesma forma, Srila Prabhupada deu sannyāsa. Caso contrário, como você pode gerenciar essa organização mundial? Todos os brahmacārīs e devotos aceitarão se um sannyāsī for o líder. Eles vão oferecer-lhe reverências e aceitar o que ele diz. Mas se ele é um gṛhastha ou um brahmacārī, ninguém aceitará.


  Srila Prabhupada deu uma oportunidade. Se você é inteligente, você entenderá isso. Você poderia pensar: "Eu não mereço isso. Eu não estou qualificado. Mas ele me deu uma oportunidade, então devo me tornar qualificado e manter a posição”. Mas, em vez de ser inteligente, você é um tolo. Você está pensando: “Agora eu sou um sannyāsī! Agora estou ótimo! Agora sou guru! Agora eu sou o ācārya!” Você desenvolveu o orgulho. Você comete aparādha e cai. Esta é a razão para estas quedas. Então, quando pensamos em questões organizacionais, devemos considerar todas essas coisas. Caso contrário, como vamos manter a organização mundial? Esses dois aspectos estão aí, o aspecto espiritual e o aspecto organizacional. Esse é o aspecto organizacional.

 

 Fonte: Sri Krishna Kathamrita, edição nove, p. 15. Evening darshan, Bhubaneswar, 31 de março de 1992.