Sri Krsna Saradiya Rasayatra [a rasa-lila do outono] ou Śrī Kṛṣṇa Rāsa-yātrā .


  

 Sri Krishna executa rasa lila de duas formas, uma na estação do outono (saradiya) e outra na primavera (vasanta).
 A primeira lua cheia da estação do outono marca a celebração da dança de Krsna com as gopis. Neste dia, as divindades de Vrndavana estão bem decoradas com branco. Os dramas de Krsna lila são encenados. Como a lua é muito auspiciosa, os vraja vasis deixam os potes de arroz doce expostos à lua cheia durante toda a noite, para transformar o arroz doce em amrita ambrosial.

  A dança rāsa ocorre durante o oitavo ano de Krsna.
Kātyāyanī

  Quando Kṛṣṇa viu a noite de lua cheia da estação śarat [outono], Ele se decorou com várias flores sazonais, especialmente as flores mallikā, que são muito perfumadas. Ele se lembrou das orações das gopis à deusa Kātyāyanī, onde elas oraram para Kṛṣṇa ser seu marido. Ele achava que a noite de lua cheia da estação era adequada apenas para uma boa dança. Assim, o desejo que as gopis tiveram de ter Kṛṣṇa como marido seria então cumprido.
flores mallikā

   Introdução à Dança Rasa, Capítulo 29 do Livro de Krsna de Srila Prabhupada:

  A aparência da lua aumentou o desejo de Kṛṣṇa de dançar com as gopis. As florestas estavam cheias de flores perfumadas. A atmosfera estava esfriando e festiva. Quando o Senhor Kṛṣṇa começou a soprar Sua flauta, as gopis por toda a Vṛndāvana ficaram encantadas. Sua atração pela vibração da flauta aumentou mil vezes, devido à lua cheia, ao horizonte vermelho, à atmosfera calma e fresca e às flores desabrochando. Todas essas gopis eram por natureza muito atraídas pela beleza de Kṛṣṇa, e quando ouviram a vibração de Sua flauta, elas se tornaram aparentemente lascivas para satisfazer os sentidos de Kṛṣṇa.
          Vamsivata, em Vrndavana
 

  Imediatamente após ouvir a vibração da flauta, todas elas deixaram seus respectivos compromissos e seguiram para o local onde Kṛṣṇa estava em pé.

   Enquanto corriam muito rapidamente, todos os brincos balançavam para frente e para trás. Todas elas correram em direção ao Vamsivata. Algumas delas estavam engajadas em vacas leiteiras, mas deixaram o negócio da ordenha meio terminado e imediatamente foram para Kṛṣṇa. Uma delas tinha acabado de coletar leite e ia  colocá-lo em uma panela de leite no fogo para ferver, mas ela não se importava se o leite fosse derramado e imediatamente saiu para ir ver Kṛṣṇa. 


  Algumas delas estavam amamentando seus bebês pequenos e algumas estavam envolvidas na distribuição de alimentos para os membros de suas famílias, mas elas deixaram todos esses compromissos e imediatamente correram para o local onde Kṛṣṇa estava tocando Sua flauta. 


  Algumas estavam empenhadas em servir seus maridos, e outras estavam engajadas em comer, mas não se importavam em servir seus maridos nem comer e, imediatamente partiram. Algumas delas queriam decorar seus rostos com pomadas cosméticas e vestir-se muito bem antes de irem ver Kṛṣṇa, mas infelizmente não podiam terminar suas decorações cosméticas nem vestir seus vestidos da maneira certa por causa de sua ansiedade de encontrar Kṛṣṇa imediatamente. Seus rostos estavam decorados apressadamente e terminados de maneira desordenada; algumas até colocam a parte inferior de seus vestidos na parte superior de seus corpos e a parte superior na parte inferior.

 Na saradiya rasa-lila, a rasa-lila do outono, muitos grupos de gopis se reuniram, tais como: svapaksa, vipaksa, tatastha paksa, suhrda paksa, sruticari, municari, yauthiki e ayauthiki. Essa saradiya-rasa também se chama panchaiaty rasa e ocorreu em Vrndavana, às margens do rio Yamuna.

 Sukadeva Gosvami, no Srimad-Bhagavatam, descreve a saradiya-rasa.

"Assim, esta discussão de rasa-lila é o ápice da consciência de Krishna. Não é uma coisa comum. Eles são puramente espirituais. Não há nada material.” (Srila Prabhupada Palestra, Los Angeles, 15 de novembro de 1968)