Geralmente estamos falando de ofender Vaisnavas superiores. Mas, e quanto a ofender os Vaisnavas inferiores?



Srila Bhakti Vaibhava Puri Maharaja responde: 

 Mas quem é um Vaisnava? Inferior ou superior, todo mundo é um Vaisnava. Quando alguém se reportava a Raghunatha Batta Goswami contra qualquer Vaisnava, alto ou baixo, ele costumava responder: “Sabe krishna bhajana kare-ei matra jane, vaisnavera nindya-karma nahi pade kane. Senhor, eu não quero ouvir isso. Todo mundo, você, ele, todos vocês estão fazendo bhajan, mas eu não estou fazendo bhajan. E a pessoa de quem você está falando também está fazendo bhajan”. 

  Fim da questão! Então essa pessoa nunca mais voltaria com tais rumores. 

 Isso mostrou que ele estava no nível de um sadhu mais importante. Ele era um mahatma, um uttama-bhagavata. Porque a menos que você não seja um uttama, não pode falar assim. Ele estava dizendo: “Todo mundo está fazendo bhajan, mas eu não estou fazendo isso. Isso mostra que eu sou o menor Vaisnava”. Alguém que fala assim, que concorda com isso, ele é um Vaisnava.
Fonte: Sri Guru-vani 2, Vrindavana, 1992.

Raghunatha Batta Goswami