O relacionamento de Srila Sanatana Gosvami com o Senhor Siva.


   Um brahmana em Kasi Varanasi uma vez rezou ao Senhor Siva: "Eu quero dar minha filha em casamento, mas não tenho dinheiro. Por favor, me dê dinheiro". O Senhor Siva disse a ele: "Vá a Vrndavana e se encontre com Srila Sanatana Gosvami. Você pode pedir a ele que lhe dê alguma riqueza para o casamento de sua filha".
  O brâmane foi a Vrndavana, a pé, e lá ele perguntou aos aldeões do paradeiro de Sanatana Gosvami. Como todos o conheciam, eles apontaram sua residência.
  
Srila Sanatana Gosvami

 Srila Sanatana Gosvami estava praticando bhajana perto do rio Yamuna em Kaliya-hrada, a antiga morada da cobra muito venenosa chamada Kaliya. Kaliya-hrada ficava perto do Yamuna e, portanto, a área ao redor estava cheia de areia. Srila Sanatana Gosvami usava apenas uma tanga. Ele costumava ir de porta em porta pedindo uma pequena quantidade de prasada, e tomava como sua refeição apenas um chapatti seco sem sal.
 O brâmane chegou ao seu chalé e lhe disse: "Eu fui a Sankara Mahadeva, o Senhor Siva, e ele me disse para encontrá-lo. Ele disse que você me daria alguma riqueza para o casamento de minha filha". Sanatana Gosvami respondeu: "Eu não tenho posses. Você pode ver que eu não tenho nada além de uma tanga". Então ele pensou: "Oh, Siva não pode mentir. Ele é meu amigo íntimo". Pensando no Senhor Siva e contemplando ainda mais, ele se lembrou de uma pedra de toque que ele uma vez desprezou e depois esqueceu. Agora ele disse ao brahmana: "Vá ao Yamuna e retire um pouco da areia, e lá você encontrará uma pedra de toque. Está em algum lugar na areia, embora eu não me lembre onde".
  O brâmane encontrou a joia, tocou-a e o ferro se transformou em ouro. Ele estava muito, muito feliz que o Senhor Siva lhe dissesse para vir a Vrndavana, e pensou com gratidão: "Minha oração foi respondida por ele". A caminho de casa, no entanto, sua ganância por dinheiro aumentou e ele começou a pensar: "Por que Sanatana Gosvami manteve a pedra de toque na areia? Ele não usava. Ele deve ter ainda  joias mais valiosas".
  Assim ele retornou e Sanatana Gosvami lhe perguntou: "Por que você voltou?" Ele respondeu: "Eu vim porque sei que você tem mais joias valiosas do que isso". Sanatana Gosvami então disse: "Vá e atire a pedra de toque no Yamuna”. O brahmana fez isso com todo o seu poder, e então Sanatana Gosvami lhe disse: "Venha aqui. Venha aqui". Ele lhe deu o mantra, Hare Krsna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare  e disse: "Eu não tenho joias mundanas, mas tenho joias transcendentais. A joia do Senhor Krsna e Sri Radha virá a você em um tempo muito curto. Então fique aqui. O casamento da sua filha ocorrerá automaticamente. Fique aqui e cante Hare Krishna". Esse brâmane seguiu sua instrução e se tornou um santo muito elevado.
Gopisvara Mahadeva

 Srila Sanatana Gosvami, o grande santo Vaisnava que residia em Vrndavana perto do antigo templo Sri Madana-Mohana, ia diariamente ver Sri Gopisvara Mahadeva em seu templo. Uma vez, em seus anos mais velhos, Sanatana Gosvami teve um sonho em que Gopisvara Mahadeva apareceu e o instruiu: "Agora que você está velho, por favor, não passe por tanta dificuldade para me ver." Sanatana Gosvami respondeu: "Eu continuarei a vir. Não posso mudar esse hábito". Gopisvara Mahadeva disse: "Então eu irei e ficarei muito perto de sua residência, manifestando-se em Bankhandi". No dia seguinte, Sri Gopisvara Mahadeva apareceu em Bankhandi, a meio caminho entre o templo original e a residência de Srila Sanatana Gosvami. Vendo isso, Sanatana Gosvami ficou sobrecarregado com o êxtase transcendental e, daquele dia em diante, visitou Bankhandi Mahadeva todos os dias.

Bankhandi Mahadev Mandir em Vrindavan

 Onde quer que estivesse, Srila Sanatana Gosvami não poderia viver sem o seu amado Senhor Siva - Gopisvara Mahadeva e Bankhandi Mahadeva em Vrndavana, e Kamesvara Mahadeva na floresta de Kamyavana. Em Govardhana ele ficaria perto de seu muito querido amigo, Cakresvara Mahadeva, que adquiriu o nome quando serviu a Colina de Govardhana e os Vrajavasis, pois segurava seu tridente como uma cakra, protegendo-os do dilúvio torrencial enviado pelo rei Indra.

Trechos do livreto de Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja chamado Siva-Tattva.