A Svarupa (natureza/forma) da Jiva


Discípulos de Śrī Śrīmad Bhaktisiddhānta Sarasvatī Gosvāmī Ṭhākura

 
 Certa vez, eu estava em Mathura. Eu era como o presidente daquele matha-matha raksaka (comandante da matha). No mês de Kartika [1955], Pujyapada Sridhara Maharaja, Pujyapada Yayavara Maharaja, Pujyapada [Bhakti Dayita] Madhava Maharaja,Guru Maharaja [Srila Bhakti Prajnana Kesava Maharaja],  Srila Puri Maharaja, Srila Gosvami Maharaja, e tantos sannyasis de Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta Sarasvati estavam reunidos.

 Nessa reunião, um sannyasi júnior chamado Hrsikesa Maharaja  levantou uma questão: “Eu ouvi tantas coisas contraditórias sobre a jiva svarupa. Alguém disse que a jiva não tem svarupa especial. É como papel branco. Como a jiva recebe qualquer associação, algo pode vir dessa associação e sua svarupa será assim. Não há nada específico na svarupa da jiva. Alguns dizem: Não. Existe alguma definida (específica) svarupa da jiva.”

 Jivera svarupa haya krsnera nitya-dasa, krsnera tatastha sakti bheda’bheda prakasa (Sri Caitanya-caritamrta, Madhya-lila 20.108). ["É a posição constitucional da entidade viva ser um servo eterno de Kṛṣṇa porque ele é a energia marginal de Kṛṣṇa e uma manifestação simultaneamente unida e diferente do Senhor."]




 Hrsikesa Maharaja continuou: “Eles dizem: 'Jivera svarupa haya krsnera nitya-dasa'. Cada jiva tem um tipo especial de svarupa de nitya krsna dasa (servo eterno de Krsna). Se ele é nitya-dasa, então certamente qualquer uma das cinco rasas estará lá. Caso contrário, como ele será nitya-dasa? Existem cinco tipos de dasa - santa, dasya, sakhya, vatsalya e madhurya. Qualquer um dos cinco deve ser a svarupa da jiva para sempre. Seu corpo será assim, assim como todas as suas qualidades e sua rasa especial - como ele servirá a Krishna. Tudo deve estar lá. Como em uma semente, há alguma potência de qualquer coisa especial. Não é que de uma semente em particular, qualquer planta pode vir”.

 Hrsikesa Maharaja concluiu: “Então, estamos confusos sobre o que aceitar. Em nossa linha, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Prabhupada, Srila Bhaktivinoda Thakura, ou Srila Jiva Gosvami realizaram bons siddhantas sobre isto ou não? Estamos confusos”.

Srila Bhakti Prajnana Kesava Maharaja

 Durante a discussão, nosso Guru Maharaja deu tantos bons argumentos que a jiva tem uma svarupa especial. Ele disse que não precisamos ir muito longe. Srila Bhaktivinoda Thakura mencionou isso em sua explicação Siksastakam do primeiro sloka e do quinto sloka. O quinto sloka declara: “Ayi nanda-tanuja kinkaram”. Nanda-tanuja kinkaram. O que é isso? Um pode ser kinkara (um servo do sexo masculino), ou kinkari (um servo feminino).

 Caitanya Mahaprabhu está dizendo isso, e Srila Bhaktivinoda Thakura está explicando Suas palavras. Como Krsna tem uma forma bonita, a jiva também tem, sendo ele liberado ou coberto com maya neste mundo. Deve haver uma potência de todas essas coisas - que a jiva tem uma forma muito bonita seja em dasya, sakhya, vatsalya ou madhurya. A jiva pode ter uma forma de gopi muito bonita.

 Qual é o serviço especial daquela jiva? Quantos anos tem ela? Quais são suas qualidades? Qual é a cor do seu corpo? A especialidade de todos estes deve estar lá em potência - como uma semente. Em uma semente, se houver potência de uma manga, então virá uma manga; nenhuma outra árvore virá. Se for uma semente de uma árvore de nim, banyan tree, banana-da-terra, ou qualquer coisa, somente o que está na semente se manifestará. Pegue centenas de sementes na margem do rio Ganges e coloque-as nesse solo. Você pode dar a mesma água, o mesmo ar e os mesmos raios solares, mas verá que tipos diferentes de plantas sairão. Diferentes tipos de frutas virão; não são iguais. A associação de água, sol, ar e solo; tudo foi o mesmo. Mas por que as sementes produziram tantas coisas separadas?

 Todas as jivas têm formas, atributos, qualidades, humor e assim por diante separadas. Estes não serão alteradas em nenhuma associação. A mesma coisa que a jiva tem em sua semente - isto é, em sua svarupa - se manifestará. Nós vemos que Bhaktivinoda Thakura escreveu isso. Jiva Gosvami também apontou isso. Todos os acaryas têm apontado assim, especialmente, Srila Baladeva Vidyabhusana; mas precisamos ter tal inteligência para que possamos ver todas essas coisas.


Srila Bhakti Raksaka Sridhara Maharaja
  
 Srila Bhakti Raksaka Sridhara Maharaja deu um exemplo de Caitanya Mahaprabhu. Mahaprabhu queria mudar Murari Gupta, e também Srivasa Pandita, que é Narada de Vaikuntha. Mas eles não foram alterados. 

 Gopala Bhatta Gosvami, seu pai e tios foram mudados. Milhões foram alterados, mas eles não foram alterados. Por quê? Porque eles eram perfeitos em sua svarupa. Hanuman foi Murari Gupta, então ele não vai mudar. Srivasa Acarya é sempre Narada, e ele está fora de maya. Ele não será mudado. Da mesma forma, o que quer que esteja na eterna svarupa nunca será mudado.

Murari Gupta


Srivasa


 Meu Guru Maharaja explicou que aqueles cuja svarupa é de vraja-bhava, ou gopi-bhava, ou qualquer bhava - não importa com quem se associem, eles terão apenas o que está em sua svarupa. Eles nunca serão mudados. Yasoda sabe como Krsna ama as gopis, e os sakhas também sabem, mas elas não serão mudadas. Nossa svarupa é assim.

 Ele deu tantos argumentos lá. Todos eles [os irmãos espirituais de Srila Bhakti Prajnana Keshava Gosvami Maharaja] admitiram essa conclusão. Então, devemos ter um siddhanta fixo que cada jiva tenha sua própria forma, qualidades e serviço para Radha e Krsna. Se alguém vai para a uma associação madhurya-rasa e ele está (por constituição) em sakhya-rasa, ele permanecerá em sakhya-rasa. Ele não pode ser mudado nisso. Ou, se ele tem um guru sakhya-rasa, mas ele está em madhurya-rasa, então, como Gopa Kumara, ele não ficará satisfeito com isso. Depois de chegar lá, ele vai querer mais e mais, e ele irá para outro Gurudeva. Por fim, ele irá a esse ponto - madhurya.

Discurso de Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja em Bali, em 26 de fevereiro de 1997, no dia do aparecimento de seu Guru Maharaja, Srila Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja.