Como podemos viver em Vrndavana?



  Só residir fisicamente ou externamente não é o mais importante. O importante é o quanto o seu coração e mente estão em Vrndavana. 


  Algumas pessoas estão em Vrndavana fisicamente, mas onde está o coração delas? Em maya. 

   

 Fisicamente podem até residir em Vraja, mas as suas mentes estão sempre em maya. Isso não é permanecer em Vrndavana. Com a sua mente é que você deve residir lá. O corpo é grosseiro, a mente é sutil e o atma (alma), ainda mais sutil. Dessa forma, sempre fique em Vrndavana, por intermédio de sua mente. Onde você reside fisicamente não é importante, o importante é o quanto consegue se absorver em Vrndavana. O importante é o quanto você está absorto em Vrndavana. Mesmo Krishna, na verdade, nunca sai de Vrndavana O importante mesmo é onde a mente reside.



   Permaneça em Vraja. Como? Com a sua mente. Fisicamente, muitas pessoas estão em Vraja, mesmo os comedores de cachorro. Lá existem até mesmo matadouros onde vacas são mutiladas. Por acaso essas pessoas são vrajavasis? Não. Vrajavasis são aqueles cujas mentes e corações estão completamente absortos no humor de Vraja: vraja-bhava. Esses sim são vrajavasis. 

    As pessoas dizem que estão vivendo em Vraja, em Vrndavana, mas isso só se dá externamente. Procurem entender que os vrajavasis são aqueles que experimentam esse humor de aguda separação e que choram dia e noite, como Rupa e Sanatana. Sempre se lembrem de vraja-katha (tópicos a respeito de Vrndavana) e realizem bhajana e sadhana (prática espiritual). Inclusive, é em função disso que Rupa Gosvami explicou: “braja-loka ansarata sadhaka-rupena sidha rupena chatrahi tad-bhava lipsuna braj-loka ansarata”. Há sadhaka-rupa (a forma externa de sadhaka) e siddha-rupa (o corpo espiritual interno). Na forma de sadhaka, você pode estar em qualquer lugar, mas na forma de siddha você deve permanecer sempre em Vraja.

Srila BV Vana Marahaj, em seu hari-katha em Brasília, 23/01/2019.