Sri Varaha वाराह



  Um dos principais avataras (encarnações) de Sri Vishnu que apareceu como um javali. Esta forma de Vishnu apareceu para salvar a Terra (personificada como a Deusa Bhumi) de um demônio chamado Hiranyaksha que havia levado a Terra para as profundezas do Oceano Cósmico. Após uma épica batalha Vaharadeva vence o demônio e retira a Terra do Oceano Causal com Suas presas de javali. Então a mãe-terra foi salva e reposta em seu lugar. (Veja o Srimad-Bhagavatam 1.3.7 e 2.7.1 e Terceiro Canto, capítulos 13, 18 e 19).

  
 Após o incidente Sri Vishnu se casou com Bhumidevi que passou a ser Sua segunda esposa.

 
Na arte, Sri Varahadeva é tanto representado como um Javali e também como Vishnu com cabeça de Javali e Sua historia é contada nos puranas e principalmente no Varahapurana. Na época medieval, Varaha tinha grande culto hoje poucos templos são dedicados a Ele.

Om swetham varaha vapusham kshithi mudwarantham,  Sankhari sarva varada abhaya yuktha bahum, Dhyayen nirjaischa thanubhi sakalai roopetham, Poorna vibhum sakala vanchitha sidhaye ajam.

"Meditando no Senhor Varaha. Aquele que ergue a Terra e lhe dá proteção. Aquele que é armado com a roda e a massa. Aquele que mostra o sinal de proteção (abhaya mudra). E é o Senhor Supremo completo, e concede todos os desejos de Seus devotos."

   Vendo a devoção de um garotinho brahmana, Vasudeva, Sri Vahara-deva falou as seguintes doces palavras: “Oh Vasudeva, você é meu devoto. Eu estou muito satisfeito com a sua adoração. No início de kali-yuga manifestarei Meus passatempos aqui, em Sri Navadvipa. Ouça cuidadosamente minhas palavras: Não existe nenhum lugar nos três mundos igual à Sri Navadvipa- dhama. Embora essa morada seja muitíssimo querida a Mim, ela agora permanece oculta.  É também o veredito de todas as escrituras que Brahmavartta e todos os outros santos locais estão presentes aqui”.