Qual o motivo de Krsna andar de floresta em floresta acompanhado de milhares de vaqueirinhos e vacas?


     

 O motivo é que Krishna busca por algo. A busca dEle é tal que ninguém consegue captar Seus motivos. Aparentemente Krishna está apenas interessado em apascentar as vacas e encontrar um capim mais doce e água. Decerto Ele está em busca de água, pois água significa vida. Quando Krishna vê esta água no kusuma-sarovara, radha-kunda ou em Govardhana aparentemente Ele encontrou o que procurava. 


  Krishna procura pela vigraha do amor; na realidade Ele está procurando apenas por Radhika. E se Ele não consegue encontrá-lA, então Krishna chama Radha através do som de Sua flauta.

          
 Os vaqueirinhos estão pensando que Krishna toca a flauta para chamar as vacas. De fato, cada vaca acredita que Ele está chamando somente por ela. Venu-svanaih - a canção da flauta é tão liberal (udara) porque ela se destina a tudo e a todos. Não é só para as gopis ou só para as vacas e vaqueirinhos. Destina-se para todos - cada trepadeira, cada árvore, cada pássaro e animal, cada átomo. 

 Todas as entidades vivas sentem júbilo quando ouvem a canção da flauta, mas o que cada um escuta se limita ao seu grau de qualificação. As gopis são as que mais são afetadas, mas todas as entidades vivas se enchem de prema, transbordando de amor, por ouvir a flauta de Krishna.

Extraído do comentário de Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaj, do livro Venu-Gita, texto dezenove.