Aconteceu o casamento entre Radha e Krsna?



    No Brahma-vaivarta Purana está escrito que Brahmaji veio para Vrndavana e celebrou a cerimônia de casamento de Radha e Krsna , na qual Lalita e Visakha cantaram algumas canções de casamento. Mas, como é que um casamento real acontece? A mera presença de um purohit (sacerdote) não é o bastante. Alguém deve formalmente conceder uma garota em casamento e este ritual cerimonial é chamado de kanya-dana. Vemos a presença de Vrsabhanu Maharaj e Kirtida (pais de Srimati Radhika) em Bhandiravana (o lugar onde ocorreu o casamento)?

  Também, Nanda Baba e Baladeva deveriam ter tomado parte na procissão do casamento juntamente com o noivo. Esteve um ou outro presente lá? Havia quaisquer outros Vrajavasis que não as jovens gopis presentes? Se não, como foi que esta cerimônia de casamento aconteceu? Poderíamos dizer que uma troca de guirlandas aconteceu e, que isto está de acordo, isto é conhecido como um casamento Gandharva. Mas, se um casamento real tivesse acontecido, a noiva deveria ter ido para a casa do seu marido.

   Radhaji alguma vez foi para a casa de Yasoda-maiya em Nandagaon como nora? Se a resposta pudesse ser sim, então o que poderia separar o humor e lila de Satyabama e de Rukmini (esposas de Krsna) do de Srimati Radharani? Não existiria diferença. Mas, Rukmini e Satyabama são meramente expansões dos pés de lótus de Srimati Radharani. É verdade que os arranjos de casamento estavam acontecendo. Planos estavam sendo feitos para o casamento de Radha e Krsna, mas Yogamaya Purnamasi devi veio e colocou um impedimento naquele casamento.

   Ela disse para os pais: “Este casamento não pode acontecer. A carta astrológica deles não é compatível; a nakshatra deles (constelações) não estão bem combinadas. Um importante sinal está ausente, de modo que a disposição é inauspiciosa para o casamento deles. Não, não. Este casamento não deveria acontecer. Abhimanyu, o filho de Jatila, é um membro da mais rica família de Vraja. Ele é completamente qualificado, muito capaz e dotado com todas as boas qualidades. Ele deve casar-se com Ela”.

  De que maneira este casamento de Radhika e Abhimanyu aconteceu? Aconteceu entre chaya (imagens da sombra) - sombra de Krsna , Abhimanyu , casou com a sombra de Radha.


A Sagrada Casa  em Javata onde Srimati Radhika vivia com Abhimanyu.

  Quando Srimati Radhika coloca a poeira dos Seus pés na cabeça de Krsna, o mahavar ( pintura vermelha do pé ) deixa a marca na testa Dele. O que está escrito lá naquela marca? Radha. E quem escreveu isto no pé Dela? Krsna.

  Krsna tem o nome Radha estampado em sua testa, e isto o satisfaz imensamente. Rukmini e Satyabhama não podem fazer isto, porque após o casamento elas desenvolveram um sentimento reverencial pelo marido como mestre ou Senhor delas. Se Radhika tivesse sido casada com Krsna, ela deveria ter desenvolvido este humor e se comportado de acordo.


 Esta concepção errônea foi apresentada por um panda [brahmana estudioso e historiador] o qual acompanhou o grupo do parikrama aos vários lugares de passatempos em Varsana. O panda também referiu-se a Srimati Radharani como Matesvari, o qual é um título que significa a Mãe Suprema ou deusa. Srila Maharaj contestou este título, o qual é acurado de um ponto de vista filosófico, mas inconsistente com o humor dos servos de Sri Sri Radha e Krsna em seus passatempos de Vrndavana.

 Algumas pessoas não entendem este ponto e por esta razão, tem uma concepção incorreta. Mesmo nosso erudito panda, uma inteligente pessoa, apoia a ideia de que aconteceu o casamento entre Radha e Krsna. Tais pessoas não tem conhecimento ou realização de rasa-tattva, e por isto falam assim.

Palavras de Tridandisvami Bhaktivedanta Narayana Maharaja, em Varsana, nove de Novembro de 2002.