Gaṇgā dāsahara – Adoração a Gaṇgā-devi.

 
Sri Ganga, em Antardvipa, Mayapura, em Sri Navadvipa Dham

Senhor Vamanadeva

  Hoje é o dia auspicioso da vinda de Ganga para este mundo. Quem é Ganga? Ganga tem duas formas. Uma forma está vindo dos pés de lótus do Senhor Vamanadeva. Seus pés de lótus foram adorados pelo Senhor Brahma, que os lavou na água do Oceano Causal. Brahma colocou aquela água em seu kamandalu (pote de água), e de lá o Rei Bhagiratha a trouxe para este mundo. [Bhagiratha,um dos antepassados ​​de Sri Rama, foi o rei que realizou austeridades para trazer o Ganges para a Terra, para salvar seus ancestrais.]
 
  Há outra história, que está no Brahma-vaivarta Purana. Ganga é uma sakhi, uma gopi como Lalita, Visakha, Srimati Radhika, Candravali e outras semelhantes. Um dia, Sri Krsna estava sentado com Ganga-sakhi e estava envolvido em algumas conversas agradáveis. Nesse meio tempo, Srimati Radhika veio e os viu, e Ela pensou: "Oh, Krsna está se encontrando com Ganga-sakhi?"

 
 O Senhor Krsna ficou envergonhado e Ganga também ficou envergonhada. Ela derreteu e tornou-se água, e Krsna também o fez. Esta Ganga envergonhada tornou-se água, e uma gota dessa água tornou-se o Rio Viraja (Oceano Causal) - a linha divisória entre Vaikuntha (mundo espiritual) e este mundo material. Karanodakasayi Visnu está dormindo naquele oceano, e Laksmi-devi o está massageando.

Karanodakasayi Visnu e Laksmi-devi
  Então, uma gota se tornou Viraja, onde Karanodaksayi Visnu reside. Quando o pé do Senhor Vamanadeva alcançou Brahma-loka, o Senhor Brahma pegou um pouco de água daquele Oceano Causal e lavou os pés de lótus de Vamanadeva. Aquela água do banho então se tornou o rio Ganges neste mundo. Na Terra, o Ganges é chamado Bhagirathi, no céu, Mandakini, e em Patal-loka, Bhogavati. Assim, esta Ganga (Ganges) é Ganga-sakhi também.


 Explicação de Tridandisvami Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaja (Los Angeles, Califórnia, 4 de junho de 1998 ).