Srila Prabhodananda Sarasvati é o tio e o guru-pada-padma de Gopal Bhatta Goswami [um dos seis goswamis].
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A gopi Tungavidya, que era a mais erudita em todas as escrituras, hoje se tornou o sannyasi Prabodhananda, cujas palavras são todas usadas na glorificação do Senhor Gauranga. |
Sri Prabodhananda Sarasvati é Tungavidya-sakhi na lila de Vraja e Gopala Bhatta Gosvami é Sri Guna-mañjari. Para o propósito de passatempos, os dois apareceram no Sul da Índia e estavam fazendo o seu sadhana-bhajana depois de terem aceitado diksha na Sri-sampradaya. Eles constitucionalmente eram gopis de Vraja. Apesar de eles terem sido iniciados na Sri-sampradaya no começo de suas vidas, pela influência da associação com Mahaprabhu eles foram atraídos para o Sri Krsna seva.
Em sua viagem no sul da Índia, Caitanya
Mahaprabhu descobriu o livro "Krsna-karnamrta" e o
"Brahma-Samhita". Mas, existiu um terceiro livro que se tornou tão
importante ao ponto de nossos acaryas da sucessão discipular terem regularmente
cantado os seus versos em sânscrito, e este livro é o grantha Radha-rasa-sudhanidhi que é totalmente rasika [imerso nas doçuras de madhurya-rasa, ou a
doçura do amor transcendental], no qual Prabhodananda Sarasvati apresenta
Radhika como aquela que controla Krsna.
Krsna sempre quer servir Srimati Radhika e Prabhodananda Sarasvati implora para
ser uma palya-dasi de Sri Radha. Este é o maior tema dos Gaudiyas Vaisnavas.
Srila Rupa Goswami, Srila Raghunatha dasa Gosvami e Srila Gopala Bhatta sempre
destacaram como seu ponto de vista, a posição de 'Radha dasi' e nunca qualquer
outra coisa - eles querem ver Krsna servindo Srimati Radhika, e não o
contrário.
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Samadhi e Bhajana Kutir de Śrīla Prabodhānanda Sarasvatī
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"O livro
“Radha-rasa-sudhanidhi” é bastante rasika com relação as doçuras de
madhurya-rasa (humor de amantes), no qual Prabhodananda Sarasvati ora a Radhika
se referindo a Ela como a mestra de Krsna." (Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja)