Srila Lokanatha Gosvami: a personificação da renúncia.



Srila Lokanatha Gosvami


 Srila Lokanatha Gosvami era um associado de Sri Caitanya Mahaprabhu e tinha vindo a Vrindavana para praticar bhajana com Srila Bhugarbha Gosvami. Ele havia pedido a Srila Krsnadasa Kaviraja Gosvami, para não escrever nada sobre ele no Sri Caitanya-caritamrta, e este seguiu suas instruções. 

  Ele era um akincana niskincana Vaisnava (aquele que não possui nada em sua vida além de Krsna). Ele não tinha dinheiro, casa, nem nada para reivindicar como seu. Tinha decidido não ter discípulos para que sua mente não se desviasse em direção a eles. Ele pensava: “Muitos discípulos virão e dirão: vou servir e preparar tudo para você. Eles vão fazer biksa (pedir doações) e dar-me dinheiro; depois me oferecerão glorificações e assim eu me desviarei de Krsna”. 

 Ele tinha decidido que não aceitaria nenhum discípulo, mas se alguém fosse até ele, daria krisna-katha (ensinamentos sobre Krsna). Depois Lokanatha Gosvami aceitou Narottama dasa Thakura como seu único discípulo.


Srila Bhakti Ballabha Tirtha Gosvami Maharaja fala sobre ele:

   O Senhor conhece os desejos de seus devotos e sente-se obrigado a realizá-los. Ele veio pessoalmente para dar a Lokanatha uma deidade, dizendo-lhe que se chamava Radha Vinoda, e depois desapareceu. Lokanatha ficou maravilhado ao ver a Deidade e repleto de ansiedade pensando no fato do próprio Senhor ter vindo. A deidade de Radha Vinoda lançou Seu doce olhar para Lokanatha e lhe disse: “Eu moro aqui, nas margens do Kisori Kunda. Eu vi sua avidez em servir-me, então eu pessoalmente me manifestei neste local. Quem mais teria me trazido a você? Estou com muita fome! Rápido, prepare algo para eu comer!”

A deidade de Radha Vinoda
  Lokanatha dedicou-se de corpo, mente e alma à Radha Vinoda. Ele se questionava onde manteria a Deidade, e decidiu fazer uma grande sacola, que se tornou o templo de Radha Vinoda. Ele mantinha seu Senhor adorável constantemente perto de seu coração, como se fosse um colar. Isso atraia o povo de Vraja para Lokanatha, e eles queriam construir uma casa para ele e sua deidade, mas ele recusou. Ele era tão renunciado que não aceitava nada além do que era absolutamente necessário para o serviço da Deidade.


Samadhi de Lokanatha Gosvami em Vrindavana. 

 Seu samadhi encontra-se no Templo de Radha Gokulananda, em Vrindavan. Sua Deidade Radha Vinoda também está sendo servida neste mesmo templo.

Fonte: Sri Caitanya: Sua Vida e Associados, de Srila Bhakti Ballabha Tirtha Gosvami Maharaja


Srila BV Narayana Maharaja e Srila Ballabha Tirtha Maharaja


Manjulali Manjari
 
 Na parte norte do kunja de Sri Sudevi está o belo Lilanandaprada Kunja, onde a encantadora Sri Manjulali Manjari sempre reside. Ela é cheia de qualidades agradáveis ​​e é muito querida por Sri Rupa Manjari. Seu vestido é vermelho como uma flor jaba, e sua pele é como ouro fundido. Ela também é conhecida como Sri Lila Manjari. Sua natureza é vama-madhya, e sua idade é de 13 anos, 6 meses e 7 dias. No gaura-lila ela é conhecida como Sri Lokanatha Goswami.