Gangamata Gosvamini |
Quando Saci-devi ficou mais jovem, seu pai, mãe e outros parentes tentaram convencê-la a se casar. Mas ela lhes disse francamente: "Eu não posso me casar com nenhum ser humano. Eu já sou casada. No meu coração, aceitei Sri Krsna como meu amado. Quero ir agora a Vrndavana, para servi-Lo".
Seus pais não conseguiram fazê-la mudar de ideia e, finalmente, seu pai a ajudou. Ele enviou alguém com ela, para levá-la a Vrndavana. A essa altura, Srila Rupa Gosvami havia deixado este mundo. Srila Sanatana Gosvami e Srila Jiva Gosvami também não estavam mais no mundo, e mesmo Srila Raghunatha dasa Gosvami não estava presente.
Saci-devi (Sri Gangamata Gosvamini ) |
Saci-devi perguntou aos moradores de Vrndavana: "Qual é o Vaisnava mais qualificado aqui? Quero conhecê-lo". De alguma forma, ela conheceu Srila Haridasa Prabhu no templo de Govinda e ouviu suas aulas. Ao ouvi-lo regularmente, ela desenvolveu grande fé e honra para ele. Ela o aceitou como seu Guru e pediu: "Quero ser iniciada por você, não quero aceitar nenhum outro Guru". Haridasa Prabhu a examinou de várias maneiras, por cerca de um ano, e ele viu que ela era bastante qualificada. Então ele lhe deu diksa.
Haridasa |
Ela fez isso e comia muito pouco. Ela costumava levar apenas o necessário para manter sua vida e recusava outras coisas. Ela morava com aquela senhora idosa em uma cabana muito pequena em Vrndavana, e vivia de maneira muito simples. Por ser muito bonita, seu Gurudeva estava um pouco preocupado com ela, mas ele sabia que se alguém é um devoto casto, o Senhor Sri Krsna o salvará.
Gradualmente, Saci-devi completou 25 ou 30 anos. A essa altura, depois de ouvir todas as classes de seu Gurudeva e manter o registro delas em seu coração, ela aprendeu a falar o Srimad-Bhagavatam, como seu Gurudeva falava - exatamente como agora em Vrndavana, Savita, Kavita e outros se tornaram especialistas. Saci-devi poderia recitar Srimad-Bhagavatam tão bem, especialmente Rasa-panchadyayee [os cinco capítulos do 10º Canto sobre rasa-lila] incluindo Brahmara-gita e todos os outros. Ela costumava chorar durante as aulas, experimentando asta-sattvika bhavas (oito tipos de êxtase transcendental), e todos os que estavam em sua audiência costumavam chorar também. Todos ficavam encantados com o harikatha dela.
O Gurudeva de Saci-devi então a enviou para o Radha-kunda. Ela permaneceu lá até os cinquenta anos e, na época, a devota idosa deixou seu corpo e ela ficou sozinha. Ela foi até seu Gurudeva e disse: "O que devo fazer agora que minha guardiã foi embora?" Ele respondeu: "Eu também sou muito velho agora. Posso sair deste mundo a qualquer dia. Vá para Jagannatha Puri. O lugar de Sarvabhauma Bhattacarya está agora negligenciado e arruinado. Quero que você vá lá e faça com que ele seja proeminente. Ilumine a consciência desse lugar. Faça bhajana ali, que fica muito perto de Gambhira, onde Sri Caitanya Mahaprabhu costumava viver. Isso aumentará sua bhakti.
Puri |
Um dia, um brahmana de Jaipur veio com sua divindade de Syama-raya [Sri Krsna, também conhecido como Rasika-raya e Raya-kishora]. Quando aquele brahmana estava em Jaipura, ele teve um sonho em que sua deidade lhe disse: "Leve-me a Saci-devi. Você está me negligenciando, não está me servindo adequadamente. Sem demora, leve-me a Puri. Se não o fizer, toda a sua dinastia será arruinada".
Aquele brahmana assim tomou sua Saligrama e essa divindade, Syama-raya. Como Saci-devi considerava que somente o Senhor Sri Krsna era seu amado, Sri Krsna, Syama-raya, queria conhecê-la e ser servido por ela. A forma divina de Syama-raya era negra e muito bonita, mas muito, muito pequena - como Govinda, Gopinatha, Madana-mohana. Aquele brahmana O levou em sua cabeça dentro de uma cesta e começou a andar. Não havia ferrovia ou qualquer coisa do tipo; então ele veio andando, e isso levou vários meses.
Quando o brahmana alcançou Jagannatha Puri, ele foi até Saci-devi. Depois de contar a ela sobre seu sonho, disse: "Por favor, leve-o". Saci-devi recusou, dizendo: "Eu sou um niskincana Vaisnavi (sem posses materiais), não posso servir a nenhuma deidade. Sempre faço bhava-seva (servindo internamente com as emoções puras da alma). Não tenho nada - nem como adquirir qualquer parafernália, como um trono, flores e assim por diante. Eu apenas imploro um chapatti aqui e ali. Vou ao templo Jagannatha e aceito algum madhukari (esmola de maha-prasadam). Maha-prasadam não pode ser oferecido novamente, então como eu posso oferecer algo à deidade? Eu não seria capaz de manter a adoração a este Syama-raya".
O brahmana temia, por causa do que foi dito em seu sonho, que sua dinastia fosse destruída. Ele, portanto, deixou a deidade lá, na floresta das plantas de Tulasi que Saci-devi estava mantendo. Era uma área muito grande de plantas de Tulasi; era como uma selva. O brahmana a deixou lá e fugiu.
Syama-raya então apareceu em sonho para Saci-devi, dizendo: "Ele me deixou aqui. Eu não comi nada, nem sequer tomei banho. Estou esperando por você. Se você não vier, eu vou morrer de fome". Saci-devi foi lá imediatamente e viu a deidade muito bonita de Syama-raya. Ela o pegou e o manteve em seu eremitério. Um dia - neste dia - o dia da aparição de Ganga neste mundo, todos os devotos proeminentes foram se banhar no Ganga, muito longe, na Bengala, Calcutá e Navadvipa.
Saci-devi também queria tomar banho no Ganges. Ela começou a ir , pensou: "Quem servirá Syama-raya, meu amado?" Ela não poderia ir, e estava muito preocupada com isso, pensando: "Oh, eu não posso ir tomar banho”. Enquanto ela dormiu à noite, sonhou que viu Ganga vindo em sua direção, ouviu kal-kal-kal-kal, o som das ondas de Ganga-devi e viu um lago ou lagoa muito grande. Muitas pessoas estavam tomando banho lá, cantando "Haribol! Haribol!” e ela também foi tomar banho. A corrente d’água era tão forte que a levou ao templo Jagannatha. Embora a porta do templo estivesse fechada, a corrente a levou para dentro.
Nesse meio tempo, chegou a hora de mangala-arati, e os pujaris ouviram algum som no templo. Eles relataram isso ao rei e ao sacerdote chefe, que veio, abriu a porta e viu essa devota. Eles disseram: "Oh, ela também é uma ladra? Ela estava pregando krsna-katha e agora é uma ladra! Como ela entrou aqui? Ela deveria ser presa". Assim, ela foi colocada na cadeia.
Naquela noite, o Senhor Jagannatha disse ao rei em sonho: "Imediatamente vá até lá e peça desculpas. Ela é a minha potência. Você deve ir e tomar iniciação com ela. De fato, todos os seus membros do conselho instruído devem ir até ela e tomar iniciação. Se você não me obedecer, destruirei todo o seu reino e dinastia. Vá imediatamente". O Senhor Jagannatha também disse: "A partir de hoje, o nome dela é Gangamata Thakurani, porque Eu trouxe Ganga aqui apenas para ela. Vocês todos devem ir hoje, tomar iniciação dela e dar-lhe alguma doação. De acordo com o desejo dela, vocês devem fazer um templo muito bonito e restaurar a casa de Sarvabhauma Bhattacarya. Faça tudo o que ela desejar".
O rei foi para lá imediatamente, com todo o seu conselho. Todos os brahmanas e pandas foram a Gangamata Thakurani - Saci-devi - e pediram desculpas por suas acusações e ofensas. Eles imploraram a ela: "Por favor, nos dê iniciação". Saci-devi respondeu: "Como posso fazer isso? Não quero iniciar ninguém".
Nesse meio tempo, chegou a hora de mangala-arati, e os pujaris ouviram algum som no templo. Eles relataram isso ao rei e ao sacerdote chefe, que veio, abriu a porta e viu essa devota. Eles disseram: "Oh, ela também é uma ladra? Ela estava pregando krsna-katha e agora é uma ladra! Como ela entrou aqui? Ela deveria ser presa". Assim, ela foi colocada na cadeia.
Templo de Shyama Raya, Puri |
O rei foi para lá imediatamente, com todo o seu conselho. Todos os brahmanas e pandas foram a Gangamata Thakurani - Saci-devi - e pediram desculpas por suas acusações e ofensas. Eles imploraram a ela: "Por favor, nos dê iniciação". Saci-devi respondeu: "Como posso fazer isso? Não quero iniciar ninguém".
Colocando a cabeça aos pés de lótus dela, o rei pediu várias vezes. Por fim, ela concordou; ela deu iniciação ao rei e a todos os seus associados. Então o rei disse: "Quero fazer uma doação. O que você quer?" Ela respondeu: "Se você quer fazer algo, meu Gurudeva ordenou que eu estabelecesse o lugar de Sarvabhauma Bhattacarya".
Sveta Ganga em Jagannatha Puri, Índia, perto da residência de Sarvabhauma Bhattacarya, onde Gangamata Gosvamini fazia bhajana. |
Em pouco tempo, o rei construiu um templo muito bonito, e também o local de Sarvabhauma Bhattacarya, onde Sri Caitanya Mahaprabhu e Sarvabhauma Bhattacarya costumavam sentar e discutir o Vedanta-sutra. A deidade de Gangamata Thakurani, Syama-raya, também foi estabelecida lá, e ela se tornou muito proeminente em Puri. Todos os devotos de Puri vieram ouvir seus discursos do Srimad-Bhagavatam. Ainda hoje, perto do templo Jagannatha existe o Sveta-Ganga. Atualmente, os peregrinos vão lá e tomam banho, e consideram: "Estamos tomando banho no Ganges".
Então esta é Gangamata Thakurani. Ela era uma acarya muito poderosa.
Samadhi de Sarvabhauma e Gangamata Gosvamini, em Jagannatha Puri. |