Há três tipos de
manifestações de dhama: A primeira é prakata,
que é, quando o dhama e seus lilás (passatempos) são completamente manifestos
neste mundo. A segunda é aprakata-lila sthala, o
lugar de aprakata, transcendência, o mundo espiritual, onde todos os lilas
estão eternamente manifestos, onde nitya-lila está sempre presente. E o
terceiro é drisyaman-dhama,
que é o que nós vemos nesta terra de Vrindavan agora.
No presente momento, não podemos ver Krishna e Radha, e nós não podemos ver nenhum passatempo. Podemos, contudo, ouvir os passatempos, e então podemos entender isto; “Oh, esta é a mesma Govardhana que foi erguida por Krishna e este é o mesmo Yamuna”. Isto é chamado drisyaman, ou a visão atual do dhama.
O que é prakata dhama? Quando Krishna, aqui descende com todos os Seus associados, a própria Vraja dhama descende de Goloka Vrindavana. Ambos os dhamas são únicos e o mesmo; não há diferença. No momento da prakata-lila de Krishna, quando Ele descende e ali brinca, Yogamaya [potência interna de Bhagavān que organiza e aprimora todos os Seus passatempos] conectou esta terra com a terra transcendental dos locais dos passatempos. Neste momento, a beleza deste lugar, Vrindavan dhama, era muito gloriosa.
No presente momento, não podemos ver Krishna e Radha, e nós não podemos ver nenhum passatempo. Podemos, contudo, ouvir os passatempos, e então podemos entender isto; “Oh, esta é a mesma Govardhana que foi erguida por Krishna e este é o mesmo Yamuna”. Isto é chamado drisyaman, ou a visão atual do dhama.
O que é prakata dhama? Quando Krishna, aqui descende com todos os Seus associados, a própria Vraja dhama descende de Goloka Vrindavana. Ambos os dhamas são únicos e o mesmo; não há diferença. No momento da prakata-lila de Krishna, quando Ele descende e ali brinca, Yogamaya [potência interna de Bhagavān que organiza e aprimora todos os Seus passatempos] conectou esta terra com a terra transcendental dos locais dos passatempos. Neste momento, a beleza deste lugar, Vrindavan dhama, era muito gloriosa.
Todos
os devotos nitya-siddhas [perfeição
eterna alcançada por nunca esquecer Krsna em nenhum momento] e sadhana-siddhas [perfeição alcançada pela execução
do serviço devocional de acordo com as regras e regulamentos] podiam ir lá e ver Radha e
Krishna, e àqueles que fossem praticantes, os sadhakas, bem como àqueles em
bhava avastha [estágio
de bhava],
podiam também ir. Mas, após alguns anos os passatempos desapareceram e não
foram mais vistos por pessoas deste mundo. Somente devotos siddhas, àqueles
cujo amor e afeição têm sido perfeitos, podem ir para Goloka Vrindavan onde
eles irão permanecer para sempre e jamais voltarão para este mundo. Esta é uma
diferença.
Kusum Sarovar (Vrindavana)
Extraído de uma palestra de Srila Bhaktivedanta Narayana Maharaja
dada em 31 de Dezembro de 1998, em Murwillumbah, Austrália.