Quais os três tipos de dhamas (locais sagrados)?


  Há três tipos de manifestações de dhama: A primeira é prakata, que é, quando o dhama e seus lilás (passatempos) são completamente manifestos neste mundo. A segunda é aprakata-lila sthala, o lugar de aprakata, transcendência, o mundo espiritual, onde todos os lilas estão eternamente manifestos, onde nitya-lila está sempre presente. E o terceiro é drisyaman-dhama, que é o que nós vemos nesta terra de Vrindavan agora. 

  No presente momento, não podemos ver Krishna e Radha, e nós não podemos ver nenhum passatempo. Podemos, contudo, ouvir os passatempos, e então podemos entender isto; “Oh, esta é a mesma Govardhana que foi erguida por Krishna e este é o mesmo Yamuna”. Isto é chamado drisyaman, ou a visão atual do dhama.

  O que é prakata dhama? Quando Krishna, aqui descende com todos os Seus associados, a própria Vraja dhama descende de Goloka Vrindavana. Ambos os dhamas são únicos e o mesmo; não há diferença. No momento da prakata-lila de Krishna, quando Ele descende e ali brinca, Yogamaya [potência interna de Bhagavān que organiza e aprimora todos os Seus passatempos] conectou esta terra com a terra transcendental dos locais dos passatempos. Neste momento, a beleza deste lugar, Vrindavan dhama, era muito gloriosa. 

 Todos os devotos nitya-siddhas [perfeição eterna alcançada por nunca esquecer Krsna em nenhum momento] e sadhana-siddhas [perfeição alcançada pela execução do serviço devocional de acordo com as regras e regulamentos] podiam ir lá e ver Radha e Krishna, e àqueles que fossem praticantes, os sadhakas, bem como àqueles em bhava avastha [estágio de bhava], podiam também ir. Mas, após alguns anos os passatempos desapareceram e não foram mais vistos por pessoas deste mundo. Somente devotos siddhas, àqueles cujo amor e afeição têm sido perfeitos, podem ir para Goloka Vrindavan onde eles irão permanecer para sempre e jamais voltarão para este mundo. Esta é uma diferença.

Kusum Sarovar (Vrindavana)

 Outra diferença é que embora Vrindavan neste mundo, seja o mesmo dhama transcendental, nossos olhos são encobertos com a maya material, ou em outras palavras, yogamaya encobre o dhama, e nós não podemos vê-lo com nossos olhos materiais. Por outro lado, um devoto de estágio elevado, algumas vezes tem um vislumbre desta aprakata-lila.

Extraído de uma palestra de Srila Bhaktivedanta Narayana Maharaja dada em 31 de Dezembro de 1998, em Murwillumbah, Austrália.