As deidades principais do templo são Sri Sri Radha-Shyamasundara. É descrito que, na segunda metade do século dezessete, estas deidades foram adoradas por Sri Baladeva Vidyabhushana, quando este estava em Vrindavana, estudando sob a orientação de Srila Vishvanatha Chakravarti Thakura.
Este é o grande devoto Shyamananda Pandita. Seu guru, Sri Hrdaya Caitanya, de Ambika-Kalna, na Bengala, enviou Shyamananda Pandita para Vrindávana para estudar com Srila Jiva Gosvami, o mais proeminente Vaishnava da época. Em Vrindávana, Shyamananda Pandita estudou junto com outros dois grandes devotos, Sri Narottama Dasa Thakura e Srila Srinivasa Acharya.
Shyamananda Pandita teve um famoso discípulo, Sri Rasikananda Prabhu, que foi um baluarte na pregação do estado de Orissa.
O fato extraordinário da vida de Shyamananda Pandita :
Ele costumava fazer o simples serviço aos Vaishnavas de varrer a área do Seva-kunja, que é um dos locais dos passatempos mais confidenciais de Sri Sri Radha e Krishna, o local da dança da rasa. Um dia, enquanto varria, ele encontrou um belíssimo ornamento que as mulheres usam no tornozelo. Por intuição ele concluiu que deveria ser de Srimati Radharani.
Em seguida, chegou até ele uma menina perguntando se ele tinha achado um ornamento de tornozelo. Ele, então, disse: “Sim, achei. É seu?” “Não, disse ela, ele pertence a minha irmã”. A menina era a própria Lalita Devi, a mais intima associada de Radha e Krishna. Shyamananda, então, disse: “Só vou devolvê-lo diretamente a dona do ornamento”. Shyamananda, no corpo espiritual de uma manjari, foi então conduzido até a dona do ornamento, Srimati Radharani. Radharani estava muito satisfeita com o serviço que Shyamananda estava fazendo no Seva-kunja.
Shyamananda, pessoalmente, recolocou o ornamento no tornozelo de Srimati Radharani.
Srimati Radharani deu-lhe de presente essa deidade de Krishna, Sri Shyamasundara. E nessa ocasião também, ele recebeu de Radharani o seu nome espiritual, Shyamananda, que significa “aquele que dá prazer a Shyamá, Radharani”. Essa deidade está presente no altar do templo.
Srimati Radharani tirou o ornamento de Seu tornozelo e pressionou-o na testa de Shyamananda, como se fosse uma marca de tílaka. Shyamananda adotou essa marca de tílaka pelo resto de sua vida e essa tílaka passou a ser a marca dos devotos que pertencem a sua linha devocional.
O tílaka-sthana é o local em que a tílaka de Shyamananda foi manifestada. Jiva Gosvami testificou todos esses milagres e atestou para a comunidade Vaishnava sua autenticidade. O formato da tílaka, em forma de “U”, é este visto gravado no monumento.
Pushpa-samadhi de Shyamananda Pandita, junto do templo.
Interior do pushpa-samadhi de Shyamananda Pandita.