Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaja fala de alguns aspectos da vida de Sri Srimad Bhakti Prajnana Kesava Goswami Maharaja.

Srila Keshava Maharaj com seu querido servo pessoal, Srila Narayana Maharaj

 Gandhi havia iniciado seu movimento de oposição ao governo britânico, dizendo: “Os ingleses devem deixar a Índia; eles não vão cobrar o imposto sobre o sal”. Em toda a Índia, o povo se revoltou contra os britânicos. Muitos nomes importantes juntaram-se ao movimento de oposição. Era como se o sangue da juventude indiana estivesse fervendo e, imediatamente, toda a indústria indiana tivesse parado. 

  Nosso gurudeva (Srimad Bhakti Prajnana Kesava Maharaja) também se juntou, mas quando Gandhi retirou seu movimento devido à violência. Guruji junto com muitos outros se juntou ao partido revolucionário de Subash Candra Bose. Pegando uma faca e um rifle, ele permaneceu escondido nas florestas e selvas por algum tempo. Naquela época, o governo britânico emitiu um mandado de prisão contra ele. Mais tarde, ele se juntou à missão Gaudiya e, dez anos depois, o governo britânico finalmente soube de seu paradeiro. Um dia, alguns agentes foram a Mayapura com um mandado de prisão de Guruji e abordaram Prabhupada (Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Prabhupada) sobre isso. Prabhupada disse a eles: “Vejam como ele mudou completamente. Ele se tornou um sadhu, um mahatma”. Depois de discutir o assunto com Prabhupada e considerar mais, eles retiraram o mandado.

Srila Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja
  Guruji era um futebolista campeão e era proficiente em todas as disciplinas; ele era um 'atleta completo'. Ele era proficiente (pessoa que demonstra excesso de eficiência e de capacidade) em esportes, em estudar, em lutar, em administrar pessoas e em falar com suavidade. Com apenas dezesseis anos, ele administrava todos os inquilinos das terras de seu pai. Ele veio pela primeira vez ao Caitanya Matha em Mayapura naquela idade, e desejou receber Harinama e diksa de Prabhupada. Então, por algum tempo, ele voltou para sua casa e foi para a faculdade, mas aos dezoito anos voltou para a matha com sua tia.

  Ela era uma senhora muito erudita e, juntos, eles escreveriam belos poemas e ensaios. Certa vez, quando eles estavam conversando em Mayapura, Prabhupada disse: “Faremos o parikrama por todo o planeta e estabeleceremos uma matha após a outra. Na Inglaterra, América e em todos os lugares sagrados da Índia, como Haridwara, Prayaga”. 

Srila Bhaktisiddanta Sarasvati Thakura
 Então a tia de Guruji disse: “Você está tendo um grande sonho! Quem vai cuidar de tudo isso?” Prabhupada respondeu: “Vinoda (Srila Kesava Maharaja) cuidará disso”. 

 Depois disso, Guru Maharaja começou a ficar na matha e não voltou para sua casa. Ele tinha todos os sintomas de uma grande personalidade em seu corpo. Sua forma era mais macia do que manteiga, seus braços eram estendidos até os joelhos e todos os sinais auspiciosos estavam em suas mãos. Ele tinha “dedos de artista”, muito finos e longos. 

 De manhã, ele comia apenas um pouco de arroz simples com um pouco de sal e depois saía e trabalhava duro para coletar doações para a matha o dia todo. Ele coletaria um paisa de cada pessoa, em vez de tirar uma grande quantia de qualquer um. Ele ia a lugares onde havia grandes multidões, como estações de trem e ônibus, falava sobre a doutrina de Mahaprabhu para as pessoas e pegava apenas um paisa de cada pessoa. Ele manteria esse dinheiro trancado em uma caixa que tinha uma fenda no topo para as moedas, e a chave foi deixada com Prabhupada. 

  Certa vez, Prabhupada estava sendo levado em seu carro em Calcutá e viu Vinoda descansando sob uma árvore com aquela caixa de dinheiro colocada sob sua cabeça como um travesseiro. Lágrimas vieram-lhe aos olhos e disse: “Um jovem tão lindo, de uma família rica, de apenas dezoito anos; e por mim, pelo serviço a Bhagavan, ele deixou seus pais e está passando por tantas dificuldades". 

  Quando Gurudeva voltou para a matha naquela noite, Prabhupada o chamou e disse: “Vinoda, você estava dormindo no chão em Garimata? Você está passando por muitas dificuldades”. Guruji respondeu: “Não, esta dificuldade é uma questão de grande felicidade se você apenas ficar satisfeito comigo. Isso é tudo para mim. O que mais eu poderia desejar? Se o guru está satisfeito, então Bhagavan está satisfeito. Não há nada maior do que isso”.
 

Samadhi Mandira de Srila Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja, no Sri Devananda Gaudiya Matha.

  Prabhupada chamaria Guruji de 'Tu' ou 'Tui'. Havia apenas um outro discípulo para quem Prabhupada usava esse nome afetuoso: Paramananda Prabhu, que estava sempre com Prabhupada. Guruji era muito íntimo de Prabhupada e só dormia perto dele. Mesmo que fosse descansar à uma ou duas horas da manhã, ele batia na porta do quarto de Prabhupada. Os outros devotos reclamavam, mas Prabhupada sempre se levantava e abria a porta para ele. 

Srimad Bhakti Prajnana Kesava e seus discipulos
Relato de Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gswami Maharaja.


Fonte: https://saccidananda108.wordpress.com/2010/12/29/srila-bhakti-prajnana-kesava-goswami-maharaja