Arit-grama também é chamada de Arista-grama. Sri Caitanya Mahaprabhu sabia que Sri Krsna havia matado o demônio Aristasura naquela aldeia. Durante Sua permanência ali, Ele perguntou sobre o Radha-kunda, mas ninguém foi capaz de dizer-Lhe a localização e, nem mesmo o brahmana que O acompanhava sabia informar onde ele ficava. Daí, Sri Caitanya Mahaprabhu entendeu que os lugares sagrados conhecidos como Radha-kunda e Syama-kunda estavam então escondidos da visão de todas as pessoas. Portanto, Ele descobriu o Radha-kunda e o Syama-kunda, que eram dois reservatórios d’água em dois campos de arroz. Embora estivessem quase sem água, Sri Caitanya Mahaprabhu, sendo onisciente, pôde compreender que outrora estes dois lagos chamavam-se Sri Radha-kunda e Syama-kunda. Dessa maneira, Radha-kunda e Syama-kunda foram descobertos.
Explicação de Srila
AC Bhaktivedanta Swami Prabhupada.
CAITANYA CARITAMRTA MADHYA LILA CAPÍTULO 18 VERSOS 3 A 6.
VERSO 3
TRADUÇÃO—Sri Caitanya Mahaprabhu dançou em êxtase, mas, quando Ele chegou a Arit-grama, Sua percepção sensorial despertou.
VERSO 4
TRADUÇÃO—Sri Caitanya Mahaprabhu perguntou aos nativos: "Onde está Radha-kunda?" Ninguém pôde informá-lO, e o brãhmana que O acompanhava tampouco o sabia.
VERSO 5
TRADUÇÃO—Então, o Senhor compreendeu que o local sagrado chamado Radha-kunda não mais estava visível. No entanto, por ser a Suprema Personalidade de Deus onisciente, Ele descobriu o Radha-kunda e o Syama-kunda em dois arrozais. Só havia um pouco d’água neles, mas Ele tomou banho ali.
VERSO 6
TRADUÇÃO—Ao verem Sri Caitanya Mahaprabhu tomando Seu banho naqueles dois lagos no meio dos campos de arroz, os habitantes da aldeia ficaram espantadíssimos. Então, o Senhor ofereceu orações a Sri Radha-kunda.
O Senhor muito feliz pegou as águas dos kundas e aplicou
tilaka em Seu corpo usando a argila do Radha-kunda. |
Fonte: https://www.guardioes.com