Quais as três circunstâncias em que o Bhagavatam foi falado?




 A primeira circunstância que o Bhagavatam aconteceu foi o Naradvyasa samvada (diálogo entre Narada Rsi e Vyasadeva), lá nas margens do rio Saraswati, em Badarikasrama. A segunda foi em Shukratali*, a Shuka-parikshit samvada, perto do rio Ganges quando Sukadeva Goswami e Maharaja Pariksit conversaram. Depois a serpente takshak picou Maharaja Pariksit. Isso está no Bhagavatam, mas na verdade é indrajala (“criar ilusões”), é como uma lila ilusória. E o filho do rei Maharaja Pariksit, Janamejaya, se tornou rei.  E a terceira vez foi em Naimisharanya**, as margens do rio Gomati, onde Suta Goswami[ discípulo de Balarama  e de Shukadeva Goswami] recitou o Bhagavatam para os sábios liderados por Shaunaka-rsi. Foi o Suta-Saunaka samvada. 

 Pequeno trecho do hakrikatha de Sri Srimad Bhaktivedanta Vana Gosvami Maharaj, no Bhagavat Saptah - 2° Dia, em Mathura, dia 28/09/2020. 

Narada instrui Vyasa 


  Um dia, Sri Vyasa estava sentado às margens do rio Sarasvati. Narada rsi apareceu e disse: Vyasa, eu sei a causa da perturbação da sua mente. Você escreveu esses granthas: Vedas, Puranas, Upanisads e a mente das pessoas ficou muito perturbada. Vyasadeva então falou: Gurudeva, o que eu faço agora? E Narada rsi respondeu: escreva um último Purana, o Bhagavatam, que explique tudo, especialmente “krsnas tu bhagavan svayam”, Krsna é a Personalidade Suprema de Deus. 

 Explique que Rama, Nrsimha, Varaha, Kalki, são todas encarnações de Krsna, mas que Krsna é a fonte de todas as encarnações. E que dharma, artha, kama e moksa não são a meta última dos seres humanos. A meta última é atingir Goloka Vrndavana e servir diretamente Radha-Krsna, o casal Divino. Você terá que explicar todas as lilas de Krsna em sequência, de forma cronológica. Primeiro a lila de Krsna em Vrndavana, depois como Krsna nasceu do ventre de Mãe Yasoda e como Krsna brincava com seus amigos Sridam, Subal e as vacas. Como Ele executa a rasa-lila com as gopis, tudo em ordem sequencial. Depois, a mathura-lila de Krsna, como Ele virou rei, como matou Kamsa, depois a Dvarka-lila de Krsna, etc. 

 Dessa forma, Narada rsi deu as direções para Vyasa escrever o Bhagavatam. Narada, como um guru, tem o dever de dar as instruções para o discípulo, as direções. 

 Palavras de Sri Srimad Bhaktivedanta Vana Gosvami Maharaj, no Bhagavat Saptah, na Rússia / 2015. 




Sukadeva Goswami falando o  Srimad-Bhagavatam  para Maharaja Pariksit

  *Shukratal é o lugar onde Sukadeva Goswami falou o sagrado Srimad-Bhagavatam (Bhagavata Purana) para Maharaja Pariksit cinco mil anos atrás. Ele está localizado entre Delhi e Haridwar. A pequena cidade fica às margens do sagrado rio Ganga.
 
Os sábios em Naimisharanya

  **A floresta de Naimisharanya é a aranya svarupa ou manifestação da floresta do Senhor Vishnu e, portanto, é um tirtha sagrado. Ao longo dos tempos, é dito que mais de 60.000 sábios viveram na floresta Naimisharanya (aranya significa 'floresta'). Hoje, o lugar é comumente conhecido como Nimsar, um vilarejo às margens do rio Gomati, em Uttar Pradesh. Localizada a cerca de 100 km. de Lucknow, Naimisharanya continua a ser um importante local de peregrinação para os devotos, que vão lá para glorificar a joia da coroa da literatura Vaisnava, o Srimad-Bhagavatam. Trinta e três mil sábios liderados por Saunaka Rishi receberam o Bhagavatam diretamente de Sri Suta Goswami aqui.



Chakra Tirtha (um local de banho sagrado na forma de uma chakra) em Naimisharanya