“Um ser humano civilizado tem três tipos de nascimento. O primeiro nascimento é através do pai e da mãe e esse nascimento é chamado seminal. O próximo nascimento ocorre quando ele é iniciado pelo mestre espiritual e esse nascimento é chamado savitra. O terceiro nascimento, chamado yajñika, ocorre quando lhe é dada a oportunidade de adorar ao Senhor Visnu. Apesar da oportunidade de alcançar esses nascimentos, mesmo que alguém tenha o período de vida de um semideus, se ele não se dedicar de verdade ao serviço do Senhor, tudo o mais é inútil. Da mesma maneira, as suas atividades podem ser mundanas ou espirituais, mas elas serão inúteis caso não visem à satisfação do Senhor.”
“Sem o serviço devocional, qual é o significado de austeridades severas, do processo de audição, do poder da fala, do poder da especulação mental, da inteligência elevada, da força e do poder dos sentidos?”
“As práticas transcendentais que não acabam ajudando a se realizar a Suprema Personalidade de Deus são inúteis, sejam elas as práticas de yoga mística, ou o estudo analítico da matéria, austeridades severas, a aceitação de sannyasa, ou o estudo da literatura védica. Tudo isso pode ser muito importante para o avanço espiritual, mas a menos que se compreenda a Suprema Personalidade de Deus, Hari, todos esses processos são inúteis.”
Fonte: Srimad-Bhagavatam 4.31.10-12