Madhvacarya |
Os dois itens da Sri Madhva-sampradaya:
“Ó excelsa personalidade, da
Madha-sampradaya, aceitarei dois princípios essenciais: a refutação de kevaladvaita
(monismo exclusivo) [impersonalismo] e o serviço à forma de Sri Krishna enquanto
deidade (aceitando-a como igualmente eterna).”
Ramanujacaya |
Os dois
elementos essenciais da Sri Ramanuja-sampradaya:
“De Sri Ramanuja, adotarei os
dois seguintes elementos: devoção exclusiva (ananya bhakti) e serviço
aos devotos”.
Visnusvamiacarya |
Os
dois elementos essenciais da Sri Visnusvami-sampradya:
“De Sri Visnusvami, aceitarei
(1) tvadiya-sarvasva-bhava (o sentimento de que Bhagavan Sri Krsna, e só
Bhagavan Sri Krsna, é tudo para mim) e (2) raga-marga (o caminho da devoção
espontânea).”
Nimbadityacarya |
Os
dois conceitos essenciais da Sri Nimbaditya-sampradaya:
“De sua sampradaya [a linhagem
de Sri Nimbaditya], adotarei dois princípios sumamente essenciais: (1) Ekanta-radhi-kasraya
(o refúgio exclusivo aos pés de lótus de Srimati Radhika) e (2) gopi-bhava
(os sentimentos das gopis).”
Fonte: A excelência de Sri Navadvipa-dhama (cap. 16) de Srila
Bhaktivinoda Thakur.