Srila Bhakti Vijñāna Bhāratī Gosvāmī Mahārāja responde: Como as vraja-gopis não se encontrarão com Kṛṣṇa na presença de Baladeva, este viaja separadamente. O mesmo princípio se aplica no caso de Subhadrā-devī. Baladeva lidera o caminho e é seguido por Subhadrā-devī. De acordo com a consideração de prīti-mārga (caminho do afeto) , as vraja-gopīs estão levando Śrī Kṛṣṇa para Vṛndāvana. No raga-mārga (o caminho do amor espontâneo), se elas estiverem na presença de Baladeva e Subhadrā, então isso resultará em rasa viparyāya (contrariedade). É por isso que Jagannātha é levado por último.
Conforme o caminho dos
princípios regulativos (vidhi-mārga), Śrī Baladeva é guru-tattva (origem de todos
os mestres espirituais). Subhadrā-devī seguirá Śrī Baladeva, pois ela é a
personificação de Bhakti-devī. Assim, pela misericórdia do guru, bhakti
(devoção) se manifestará e, como resultado, podemos alcançar Bhagavān Krishna.
Por que o Senhor Jagannatha balança para os lados?
Durante a cerimônia Pāṇḍu-vijaya
(enquanto Jagannātha está sendo levado para sua carruagem um pouco antes do
Ratha-yātrā), observa-se que Jagannātha balança de um lado para o outro, no
entanto, isso não ocorre no caso do Senhor Balarama e Subhadrā. Isto é porque
Jagannātha quer se encontrar com todos os devotos, então Ele se volta para
todos. Ele não quer desagradar ninguém. Assim, Ele demora mais para chegar na
carruagem. Com esse humor, Ele é levado à Sua carruagem.
Extraído do bhāva anuvāda
(comentários) de um encontro com perguntas e respostas de devotos com Srila Bhakti Vijñāna Bhāratī Gosvāmī Mahārāja, que
ocorreu no dia 06 de julho de 2016 sobre o significado de Ratha-yātrā.