![]() |
Shri Rupa e Shri Sanatana |
“Os irmãos, Shri Rupa e Shri Sanatana, são associados íntimos de Shriman Mahaprabhu. Nos passatempos de Krishna, Shri Sanatana Gosvami é Lavanga Manjari e Shri Rupa Gosvami é Shri Rupa Manjari. Os quatro Kumaras também estão presentes em Shri Sanatana Gosvami.
Na juventude, os três irmãos [Shri Rupa, Shri Sanatana (irmão mais velho) e seu irmão mais novo Anupama (pai de Sri Jiva Goswami)] se tornaram ministros reais no reino de Hussain Shah, o imperador de Gauda. Ele havia nomeado Shri Sanatana Gosvami como seu primeiro-ministro e Shri Rupa Gosvami como seu secretário particular, dando-lhes os títulos de “Sakara Mallika” e “Dabhira Khasa”. Eles supervisionavam todos os assuntos reais com tal perícia que o imperador se tornou totalmente dependente deles.
![]() |
Sri Caitanya Mahaprabhu e Srila Sanatana Goswami |
Quando Shriman Mahaprabhu veio a Ramakeli com o pretexto de ir para Vrindavana, Rupa e Sanatana tiraram seus trajes reais. Aceitando roupas muito humildes, eles vieram receber darshana dos pés de lótus de Mahaprabhu; assim, suas vidas alcançaram o sucesso completo. Apenas por ver Mahaprabhu, sua renúncia já aperfeiçoada e apego a Bhagavan transbordaram espontaneamente. Agora suas mentes e corações estavam completamente desligados dos deveres reais, e eles passavam o tempo estudando o Shrimad-Bhagavatam e adorando o Senhor Supremo.”
Trecho da Parte 3 do livro Shri Navadvip-dham Parikrama de Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja.
A
posição transcendental de Sanatana Goswami é glorificada no
Gaura-Ganodesha-Dipika de Sri Kavi Karnapura (181):
sa rupa-manjari-presiha
purasid rati-manjari
socyate nama-bhedena
lavanga-manjari budhaih
"O amigo mais próximo de Rupa Manjari, conhecido pelos nomes Rati-Manjari
e Lavanga Manjari, apareceu nos passatempos de Sri Chaitanya Mahaprabhu como
Sri Sanatana Goswami, que era considerado uma extensão pessoal do corpo de Sri
Chaitanya Mahaprabhu."
As
escrituras mais importantes que ele compilou são o Hari-bhakti-Vilasa, o
Brihad-Bhagavatamrita, seu comentário Dasama-Tippani sobre o Srimad-Bhagvatam,
também conhecido como Brihad-Vaishanva-Toshani, e o Dashama-charita.
O Radha-Madana Mohana Mandir estabelecido por Sanatana Goswami foi o primeiro aberto em Vrindavana pelos seis Goswamis. Ele é o mestre espiritual ideal porque ele dá abrigo aos pés de lótus de Madana Mohana. As três Deidades Vrindavana (Madana Mohana, Govindaji e Gopinatha) são a vida e a alma dos Gaudiya Vaishnavas. A Deidade de Madana Mohana tem a qualidade específica de ajudar os devotos neófitos a entender seu relacionamento eterno com a Suprema Personalidade de Deus, o Senhor Shri Krishna.
Em seus últimos anos, ele deixou sua amada Deidade de Madana Mohana com Krishna Dasa brahmachari, seu discípulo. Ele fez bhajana nas margens do Manasi Ganga ao lado de Chakaleshvara Mahadeva em Govardhana. Diariamente, ele percorria o parikrama de vinte e quatro milhas (rota original mais longa) da colina de Govardhana. Embora tivesse sessenta e cinco anos de idade, ele manteve seu voto diário de oferecer 1.008 reverências à colina de Govardhana e a qualquer Vaisnava que encontrasse
Compreendendo a dificuldade de Seu devoto puro, Shri Madana Mohana apareceu um dia e disse: "Baba! Você está muito velho. Não se preocupe tanto em caminhar pela colina de Govardhana todos os dias".
A firme determinação de Sanatana Goswami de completar seu voto devocional diário agradou Shri Madana Mohana. Mas nas relações amorosas entre o Senhor e Seu devoto puro, o desejo de Krishna de agradar Seu devoto muitas vezes derrota o desejo do devoto de agradá-Lo. Então, por amor e compaixão por Seu Devoto, Shri Krishna subiu em uma grande pedra plana (Govardhana shila) tirada de Giriraja. Ele tocou Sua flauta irresistível. A shila Govardhana derreteu em êxtase, capturando a impressão dos pés de lótus de Krishna.
![]() |
As impressões da pegada de Krishna, o bastão de caminhada, a flauta e a pegada de vaca na shila. |
Apresentando isso a Sanatana, Krishna disse: "Se você circumbular esta shila todos os dias, será o mesmo que dar a volta na colina de Govardhana. Você manterá seu voto intacto e não comprometerá seus princípios religiosos". Vendo que o próprio Giriraja (Shri Krishna) havia dado a shila, Sanatana Goswami aceitou com gratidão. Ainda se pode ver a shila de Govardhana no Templo Radha Damodara.
Shri Bhaktivinoda Thakura disse no Jaiva Dharma: "Sanatana Goswami foi autorizado a explicar os aspectos esotéricos da Vraja lila manifesta e imanifesta de Krishna".
Na forma de Lavanga manjari Sanatana Goswami serve Shrimati Vishakha-sakhi no nitya nikunja-lila de Radha-Madhava. O samadhi de Sanatana Goswami está atrás do Templo de Radha Madana Mohana.
![]() |
Sanatana Goswami samadhi |