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Rupa Goswami. |
É considerado o mais proeminente de todos os
Goswamis [1489-1564 d.C.]. Os devotos atuais na linha do Senhor Chaitanya são
chamados de rupanugas, ou seguidores de Rupa Goswami.
Rupa tinha sido um ministro no governo muçulmano, conhecido como Dabira Khas, e assim tinha sido excluído da sociedade hindu. Depois de conhecer o Senhor Caitanya ele deixou seu serviço do governo para se unir à missão do Senhor. Na cidade santa de Allahabad, o Senhor Caitanya o instruiu na ciência da consciência de Krishna durante dez dias. Depois, Rupa se mudou para Vrindavana e escreveu muitos livros, o principal dos quais é o Bhakti-rasamrta-sindhu.
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Srila Rupa e seu irmão Sanatana |
Seguindo as instruções de Gaurahari, Rupa
goswami, que não é outro senão a mais querida Rupa manjari de Srimati Radhika
em Krishna lila, propagou o caminho do serviço devocional puro, através dos
vários livros nectários que ele escreveu com grande experiência, que são
preenchidos com as doçuras transcendentais mais elevadas.
Srila Rupa Gosvami é a vida dos Gaudiya
Vaisnavas. Ele é o mais proeminente dos rasika-bhaktas (devotos que
experimentam humores transcendentais) e é ele somente que satisfaz o mano-bhistham,
o sentimento do coração de Sri Caitanya Mahaprabhu.
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O Senhor Gouranga e Srila Rupa |
“Que o Senhor Supremo, que
é conhecido como o filho de Srimati Saci-devi, esteja transcendentalmente
situado nos recônditos mais íntimos de seu coração. Resplandecente como o
brilho do ouro derretido, Ele apareceu na era de kali por Sua
misericórdia imotivada, para conceder o que nenhuma outra encarnação jamais
ofereceu antes: a doçura mais sublime e radiante do serviço devocional, a
doçura do amor conjugal.” (Sri Caitanya-caritamrta, Adi lila 1.4)
Srila Rupa Gosvami explicou que sadhana é
sadhana apenas quando nossa meta é atingir bhava-bhakti. Aí então
podemos chamá-la de sadhana-bhakti; de outra maneira não. De outra forma, a
prática é chamada sadhana-abhasa (uma sombra ou semelhança da prática
devocional). Ele nos deu as definições de prema e mostrou a todo o mundo a
natureza do apego de Srimati Radharani por Krsna. Ele mostrou ao mundo como
podemos ser atraídos por Radha e Krsna. Ensinou a identidade de Radha-Krsna, e
também a de Sri Caitanya Mahaprabhu.
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A árvore em Ter Kadamba sob a qual Srila Rupa Goswami fez bhajan.
Em Ter Kadamba, Srila Rupa
Goswami viveu a maior parte de sua vida e escreveu peças de literatura
incluindo Upadesamrta.
O Samadhi e o Bhajan Kutir de Srila Rupa
Goswami estão localizados no Radha Damodar
Mandir em Vrindavan.