Os três motivos internos para o aparecimento de Śrī Śacīnandana Gaurahari.

 

 “Desejando compreender a glória do amor de Rādhārāī, as maravilhosas qualidades Nele que somente Ela aprecia através de Seu amor, e a felicidade que Ela sente quando percebe a doçura de Seu amor, o Supremo Senhor Hari, ricamente dotado com Suas emoções, apareceu do útero de Śrīmatī Śacīdevī, como a lua apareceu do oceano.” Śrī Caitanya-caritāmṛta, Ādi-līlā (1.6)

ou

 “Desejando entender as glórias do amor de Śrīmatī Rādhikā (praaya-mahimā), a maravilhosa doçura n’Ele que Ela sozinha aprecia através de Seu amor (adbhuta-māhurimā), e a felicidade que Ela sente quando saboreia as transformações e a doçura de Seu amor (saukhyam), o Senhor Supremo Hari, ricamente dotado de Suas emoções, apareceu do útero de Śrīmatī Śacī-devī, assim como belamente a Lua aparece refletida no oceano com todo o seu esplendor.”

 Quão grande é o amor de Śrī Rādhā? Qual é a natureza da Minha doçura, que somente Ela aprecia? Que tipo especial de felicidade Ela experimenta ao provar essa doçura? Desejando profundamente realizar essas três coisas, Kṛṣṇa nasceu do útero de Śrī Śacīmātā, como a Lua surgindo do oceano.

rādhikāra bhāva-kānti curi kari kṛṣṇa

āvartino hoilo navadvīpe gaura-rūpe-dhari

 'Kṛṣṇa rouba o bhāva [o humor] e a kānti [a tez dourada] de Śrīmatī Rādhikā e descende em Śrī Navadvīpa-dhāma aparecendo como Śrī Gaurāṅga'.

 Trecho do hari-katha de Srila Bhaktivedanta Vana Goswami Mahaja, no Rio de Janeiro, no  dia 27/01/2023.