A volta de Srimati Sita devi e do Senhor Ramacandra para Ayodhya depois de derrotar Ravana.

 

 Depois que Ravana foi morto, Sita devi passou pelo agni pariksa, o teste de fogo. Evidente que, Maya-Sita entrou no fogo e a verdadeira Sita devi permaneceu ilesa – provando que ela era completamente pura e casta. Rama então deu o reino de Ravana a Vivisana [ irmão de Ravana], e depois disso ele levou Sita devi e todos os seus associados para Ayodhya em um avião místico. Havia milhões de associados, mas esse avião conseguiu se expandir para que pudessem se encaixar nele.

 O Senhor Rama e Sita Devi ficaram juntos por muitos anos, e todos ficaram muito felizes com seu reinado. No entanto, algumas pessoas criticaram Rama por aceitar Sita depois de ela ter estado no palácio de Ravana. De acordo com os princípios védicos, é inaceitável receber de volta a esposa depois dela estar ausente por uma noite, o que dizer um ano. Certa noite, a esposa de um lavador chegou tarde em casa, e seu marido imediatamente disse a ela que não poderia entrar em casa. Ele a expulsou dizendo: “Eu não sou como Rama, que aceitou sua esposa depois que ela esteve com outro homem”.

 Esta notícia se espalhou e a história chegou até Rama. Ele ficou muito perturbado e percebeu que precisava fazer algo. Como ele poderia governar um reino no qual algumas pessoas não tinham fé nele? Ele convocou uma reunião pedindo a todos os seus irmãos que viessem, mas nenhum deles era capaz de lhe dar qualquer tipo de conselho. Ele mesmo então percebeu o que deveria fazer. Lembrou-se que Sita desejara visitar todos os sábios da floresta e dar a eles vários presentes. Ele pediu a Laksmana para levá-la ao asrama daqueles sábios, entregar sua triste mensagem a ela e depois deixá-la na floresta. Laksmana ficou arrasado por ter sido chamado para tal tarefa, mas não podia negar já que era o irmão mais novo de Rama.

 “O asrama de Valmiki é aqui”, disse Laksmana a Sita. Então, com o coração partido, ele disse a ela: “Todos estão acusando Rama de aceitar uma esposa impura. Agora, muitas pessoas não têm fé total nele. Dessa forma, como é possível que ele governe o reino e guie os cidadãos corretamente?”

[Obs – Ela foi para o eremitério de Vālmīki embora estivesse grávida Ela  deu à luz aos gêmeos Kuśa e Lava (ou Luv).]

 Quando Sita devi ouviu isso, ela desmaiou e quando recuperou a consciência, ela disse: “Eu não quero criar nenhuma dificuldade para ele, nem que seja perturbado. Por favor, preste minhas reverências a todos”.

 Sita devi estava caminhando em direção ao asrama de Valmiki Rsi, quando alguns de seus brahmacaris (estudantes) a viram. Eles informaram à Valmiki que uma donzela semelhante a uma semideusa estava chegando. Valmiki saiu para cumprimentá-la e imediatamente a reconheceu. Ele disse: “Oh, você é Sita devi, a esposa do Senhor Rama. Eu sei disso porque escrevi o Ramayana. Por favor, entre”. 

Valmiki ensinando a Luv e Kusha
 Quando Rama enviou Satrughna (irmão de Rama) para Mathura, este chegou próximo ao asrama de Valmiki no caminho. Ele prestou reverências a Sita devi e seus filhos, Luv e Kusha, à distância. Luv e Kusha eram crianças muito inteligentes. Valmiki era perito em artilharia, canto e música, e ele ensinou a Luv e Kush essas artes. Valmiki também ensinou a eles o Ramayana.

 Rama então chamou Valmiki e pediu que Sita devi viesse. Ele desejava que ela provasse a sua castidade para que pudesse aceitá-la de volta. Valmiki disse: “Eu nunca contei uma mentira em minha vida. Posso lhe assegurar que Sita é completamente pura e casta.” Rama disse: “Eu sei disso. Tenho certeza disso, mas quero provar isso aos cidadãos do meu reino. Por favor, traga-a aqui. Então veremos o que podemos fazer.”

 Sita devi enviou Luv e Kusha ao encontro de seu pai. Após, Sita chegou, e Valmiki falou gentilmente a ela: “Oh filha, Sita devi. Venha e prove a sua castidade.”

Prtvi-devi, a Mãe Terra, levou Sita em seu colo e ambas voltaram para o solo.

 Rama disse a Sita: “Eu sei que você é pura, eu realizei isso em Lanka, mas desejo que você me dê provas pessoais de sua pureza”. Sita disse: ‘Você ainda quer isso? Tudo bem, eu lhe darei provas rapidamente’. Ela então orou para a Mãe Terra: ‘Oh Mãe, vim do seu ventre, por favor, se abra e abrigue-me em seu colo. Se é fato que não fui tocada por ninguém neste mundo através da mente exceto por Rama, então venha e me leve’. Após dizer isso três vezes, simultaneamente a Terra se abriu ao meio, um belo trono dourado surgiu, e sobre o trono estava Prtvi-devi, a Mãe Terra. Ela levou Sita em seu colo e ambas voltaram para o solo.

 Chorando alto, Rama clamava: “Oh Sita, onde você está? Não posso viver sem você”. Ele sacou seu arco e flecha, e disse à Mãe Terra: “Você é a mãe de Sita e você também é minha mãe, mas se não devolver minha esposa destruirei você”.

 Valmiki disse a Rama: “Eu escrevi até este ponto, e nada além disso. Sita foi para sua morada. Vá lá e veja que ela está te esperando. Este é apenas o Seu passatempo. Todos ouvirão, chorarão e se lembrarão disso. Agora o momento chegou. Por favor, vá imediatamente e leve todos aqueles que vieram com você”. Eles então foram para às margens do rio, se banharam, e todos assumiram formas de Visnu com quatro braços. Todos os habitantes foram para Ayodhya com os quatro irmãos [Rama, Lakshmana, Shatrughna e Bharata]., para o reino além deste mundo.

Palavras de Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja, em Mathura, no dia 13 de abril de 2000.