Os três devotos e meio muito confidenciais de Chaitanya Mahaprabhu no Gambhira.

 Aqui vemos a antessala do pequeno quarto onde o Senhor Caitanya morava. Seu quarto é chamado de Gambhira. Aqui Caitanya Mahaprabhu experimentou êxtases de sentimentos devocionais profundos, como os sentimentos de saudade de Krishna experimentados por Srimati Radharani.


 Os três eram Svarupa Damodara Goswami, Ramananda Raya e Shikhi Mahiti, e a meia pessoa era a irmã de Shikhi Mahiti, Madhavi Devi. (Chaitanya Charitamrita 3.2.105-6)
Svarupa Damodara Goswami

Ramananda Raya 

 Shikhi Mahiti era um Orissan, considerado um dos associados mais íntimos de Mahaprabhu e um de Seus ramos pessoais, que vivia em Purushottam Kshetra. Ele era um servo da Deidade de Jagannatha com o título de likhanadhikari [encarregado da escrita] (Chaitanya Charitamrita 2.10.42).Srila Bhaktivinoda Thakur explica que este era um cargo de secretário do Templo, responsável principalmente pela publicação anual do relatório conhecido como Matala Panji.

 Shikhi Mahiti e sua irmã Madhavi Devi eram anteriormente Ragalekha e Kalakeli, duas servas de Shrimati Radharani. (Gaura-ganoddesha-dipika 189)


 Shikhi Mahiti foi um dos devotos mais confidenciais de Sri Chaitanya Mahaprabhu. Ele se associou constantemente com Chaitanya Mahaprabhu enquanto residia em Jagannatha Puri. Sua irmã mais nova era Madhavi Devi e seu irmão Murari Mahiti. Eram todos devotos puros de Shri Chaitanya Mahaprabhu que não podiam esquecê-Lo nem por um momento de suas vidas.

 A devoção deles a Ele era espontânea e inabalável e o Senhor também derramou afeição ilimitada sobre eles. Existe um livro na língua Oriya chamado Chaitanya-charita-mahakavya, no qual há muitas narrações sobre Shikhi Mahiti.

 É dito que Shikhi Mahiti por humildade nunca visitou Vrindavana-dhama.

Extraído do “Shri Chaitanya: His Life & Associates” por Srila Bhakti Ballabh Tirtha Maharaj.