Qual o número de voltas que deve ser cantado diariamente?

     Na época de Sri Chaitanya, era Seu desejo que todos cantassem um mínimo de cem mil harinamas. Alguns devotos cantavam assim, mas a maioria não conseguia fazê-lo. 

    Srila Saraswati Thakur também instruiu que seria muito bom cantar cem mil harinamas diariamente, mas que um mínimo de dezesseis rondas (voltas) deveria ser cantado. Entretanto, quando a Missão Gaudiya se expandiu por toda a Índia e chegaram discípulos de todas as partes do país, foi também sua consideração que todos deveriam cantar um  mínimo absoluto de voltas por dia.


Srila  Swami Prabhupada 
    
 Srila  Swami Prabhupada percebeu tudo a respeito do Ocidente e, vendo as minúcias da natureza de sua devoção, deu a orientação de que: "Todos devem cantar dezesseis rondas por dia". Entretanto , todos  não conseguem seguir isso, portanto estão quebrando sua promessa ao Gurudeva.

    Srila Guru Maharaj (Sridhar) considerou a questão e expressou que: "Devemos cantar o mahamantra Hare Krsna com total concentração num mínimo de quatro rondas caso não seja possível  cantar dezesseis rondas ou mais", seguindo a orientação mínima de Gurudeva (Srila Saraswati Thakur), e deu muito mais importância ao seva - ou  a servir ao Senhor através da satisfação de Sri Guru e dos Vaisnavas. 

  Quando Gurudeva dá iniciação harinama, nesse momento o discípulo promete: "Sim, eu cantarei um tal número de rondas específico (seja, quatro, dezesseis, sessenta e quatro, etc)", mas, ao falhar em manter seu voto, isso se converterá em ofensa ao Guru.

Palavras de Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaj




Qual a importância do livro Prapanna-Jivanamrtam de Srila Sridhar Maharaj?

     È um livro valioso e nele encontramos tudo. Ao lerem minuciosamente, deverão situar-se no plano da dedicação. É dividido em seis tipos de sharanagati (rendição).


Srimati Bhavini Devi Dasi
     
 Srila Swamii Maharaj  (nosso Prabhupada) disse para sua irmã: "Este Jivanamrtam  é um livro muito bom e importante. Você tem dinheiro, portanto, por favor, gaste algum desse dinheiro na publicação desse Prapanna-Jivanamrtam". Seu nome era Srimati Bhavini Devi Dasi. Nós a chamávamos de Pishima ou "Mãe de Madan", e foi ela quem deu todo o dinheiro para a  primeira publicação.

Palavras de Srila BhaktiSundar Govinda Dev-Goswami Maharaj

O que nos ensinou Sri Caitanya?

 

  
  Sri Chaitanya Mahaprabhu ensinou que, "A verdadeira identidade da alma é de ser uma serva eterna de Krishna. Ela é a Potência marginal de Krishna, presente simultaneamente diferenciada e não diferenciada de Krishna".

Palavras de Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaj

 

Como viver a verdadeira religião?

    Misturar-se com Maya para nosso prazer dos sentidos e convidar a Deus em nosso coração é hipocrisia grosseira. Com grande força, Srila Bhaktivinod Thakur e Srila Bhakti Siddhanta Saraswati Thakur fizeram tudo em seu poder para esmagar tal hipocrisia.  Seu primeiro trabalho foi de pregar o Nome. Na Bengala, tantos cantavam o Nome, mas em festas para fumar haxixe. Alguns ficavam cantando horas sem parar. Não havia escassez de tal tipo de Harinama na Bengala, mas a qualificação de uma pureza verdadeira estava ausente.
    A assim chamada "religião" que se vê no mundo material é demoníaca ou assura-varnasrama.Tudo aquilo que passa neste mundo em nome de religião é falso.

    Você é uma alma-jiva. Krishna é como o grande sol, e você é como um raio desse sol. O raio de sol deve estar sempre apegado (conectado) ao grande sol. Essa é a sua natureza. Krishna é como um grande imã exaltado, e você é como ferro. Portanto, Ele é chamado de Krishna –"Krs" significa atrair e "na" significa dar júbilo. Ele nos atrai e nos concede êxtase.

Palavras de Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaj

Como nos livrarmos de distúrbios mentais?

  Se alguém quer livrar-se de distúrbios mentais, tem de adorar Aniruddha. Para este propósito, a literatura védica também recomenda a adoração ao planeta Lua.

   A mente da entidade viva é conhecida pelo nome de Senhor Aniruddha, o supremo governador dos sentidos. Ele possui uma forma preto-azulada semelhante à flor de lótus que cresce no outono. Os yogis o encontram tardiamente. Bhag. 3.26.28.

   Afirma-se que Aniruddha tem quatro mãos, com a Sudarsana cakra, o búzio,  a maça e a flor de lótus. Há vinte e quatro formas de Visnu, cada uma com um nome diferente. Entre essas formas, Sankarshana, Aniruddha, Pradyumna e Vasudeva são muito bem descritas no Caitanya-caritamrta, onde se afirma que Aniruddha  é adorado pelos yogis. A meditação deve ser fixada na forma de Aniruddha. É meditando em Aniruddha que podemos livrar-nos da agitação de aceitar e rejeitar.

Explicação de  Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada

Por que temos medo da morte?

 O temor à morte que sente a entidade viva deve-se ao seu falso ego, que a faz identificar-se com o corpo. Todos têm medo da morte.

 A matéria é a manifestaçao secundária do espírito, pois a matéria é produzida a partir do espírito. O corpo é produto da alma espiritual. Quando alguém está plenamente convencido de que não é o corpo, não há possibilidade de temer a morte, já que a alma espiritual não morre.
 
Explicação de Srila AC Bhaktivedanta Swami Prabhupada
 

Os vaisnavas adoram ídolos?

   Eles adoram diretamente o Senhor sob Sua encarnação arca. Arca refere-se à forma que podemos adorar em nossa condição atual. Na verdade, em nosso estado atual, não é possível ver Deus sob Sua forma espiritual, porque nossos olhos e sentidos  materiais não podem conceber uma forma espiritual. Não podemos sequer ver a forma espiritual da alma individual.  Quando um homem morre, não podemos ver como  a forma espiritual deixa o corpo. Este é o defeito de nossos sentidos materiais . A fim de podermos vê-Lo com nossos sentidos materiais, a Suprema Personalidade de Deus aceita uma forma favorável chamada arca-vigraha. Esta arca-vigraha, às vezes chamada de encarnação arca, não é diferente dEle. Assim como a Suprema Personalidade de Deus aceita diversas encarnações, Ele assume formas feitas de matéria - barro, madeira, metais e joias.
 

Palavras de  Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada