Os pecados podem ser dividido em duas
categorias: prarabdha e aprarabdha.
Pecados prarabdha são aqueles que a entidade viva sofrerá reação em sua
atual vida. Os pecados cujas reações serão sofridos na
próxima vida de alguém são chamados aprarabdha. Os pecados cometidos
pela entidade viva em inúmeras
vidas combinados juntos como pecados aprarabdha em seu próximo nascimento frutificará como pecados prarabdha. Assim, no
âmbito da jurisdição da lei eterna, a Jiva é obrigada a sofrer as reações dos pecados que cometeu em suas inúmeras vidas.
Nascimento em uma família de brahmanas ou em uma família muçulmana, em uma família rica ou
em uma família pobre, ser feio ou
bonito, são todos os resultados
de prarabdha-karma. Nascimento
em uma família intocável
(yavana) é devido também a pecados prarabdha.
Devoção imaculada destrói os dois tipos de pecados. Se o caminho de Jnana
é seguido corretamente, ele destrói aprarabdha-karma. Mas de acordo com
as escrituras dos jnanis, é preciso sofrer as reações de seu prarabdha-karma. Mas
bhakti também destrói prarabdha-karma.
Para aqueles que tem invariável e exclusivo apego ao Senhor Vishnu,
a sua (1) aprarabdha ( o acumulado estoque
dos pecados que o estão enganando
em uma condição dormente ), (2) Kuta ( pecados que têm tendência para a produção de sementes, o que
significa que elas estão começando a
tomar forma como desejos pecaminosos ), (3) bija ( as sementes que já estão estabelecidas como desejos pecaminosos) e (4) Prarabdha ( pecados frutificados ) são todos destruídos
na sequência por bhakti.
Explicação de Srila Bhaktivinoda
Thakur