Por que existem diferentes religiões no mundo?

 
 "Embora a natureza humana seja a mesma em todos os lugares, pessoas que vivem em diferentes nações e em diferentes continentes adquirem diferentes características secundárias. É impossível encontrar duas pessoas vivendo no mundo que tenham exatamente a mesma natureza secundária. Mesmo dois irmãos nascidos do mesmo ventre diferem em aparência e personalidade, o que falar de pessoas nascidas em países separados. Em regiões diferentes, coisas como a localização de água, correntes de ar, montanhas, florestas,  a disponibilidade de alimentos e roupas variam.

  Consequentemente, as diferenças ocorrem naturalmente na aparência, status social, ocupação, estilo de vestir e comer das pessoas. Cada nacionalidade tem umas disposições peculiares da mente e assim, várias concepções do Senhor Supremo, embora em essência sejam as mesmas, parecem superficialmente dissimilares. À medida que pessoas em diferentes lugares se elevam acima de sua condição nativa e gradualmente desenvolvem cultura, ciência, direito e devoção a Deus, seus meios de culto também divergem em termos de linguagem, costumes, tipos de oferendas e atitudes mentais. 

Senhor Caitanya

 Considerando todas essas diferenças secundárias imparcialmente, no entanto, não encontramos discrepância. Enquanto o objeto de adoração é o mesmo, não há mal algum. Portanto, o Senhor Caitanya ordenou especificamente que devemos executar nosso próprio serviço ao Senhor Supremo no modo da bondade pura e, ao mesmo tempo, evitar ridicularizar os códigos religiosos dos outros.

  Sob a influência dos fatores acima mencionados, os sistemas religiosos proclamados por diferentes nacionalidades variam das seguintes maneiras:

(1) mestres espirituais diferentes.
(2) diferenças nas atitudes mentais e emocionais em relação ao culto.
(3) diferentes rituais prescritos de adoração.
(4) diferentes tipos de afeto e atividades em relação ao objeto de adoração.
(5) nomes e terminologias diferentes resultantes de diferenças de idioma.

Maomé

Jesus

 Por causa da variedade de autoridades espirituais, em alguns lugares as pessoas honram os sábios védicos, em outros eles reverenciam os profetas liderados por Maomé e em outras regiões eles estimam as personalidades religiosas que seguem a Jesus. 

 Da mesma forma, em cada localidade, muitos homens de conhecimentos diferentes demonstram respeito particular. Cada comunidade deve, é claro, honrar adequadamente seus mestres espirituais, mas simplesmente para obter seguidores, ninguém deve tentar estabelecer que as instruções dadas pelo próprio mestre espiritual local são melhores do que as instruções dos mestres espirituais em qualquer outro lugar. A propagação de tal posição antagônica certamente seria inauspiciosa para o mundo.

  O amor puro a Deus é a verdadeira religião eterna da alma espiritual. Assim, apesar dos cinco tipos de distinções mencionados acima entre os sistemas religiosos, devemos reconhecer como genuíno qualquer processo religioso cujo objetivo seja a realização do amor puro a Deus. É inútil discutir sobre diferenças superficiais. Se o objetivo de um processo é puro, então o sistema é totalmente auspicioso ".

  
Resposta de Srila Bhaktivinoda Thakura  (Sri Caitanya Siksramrta, Capítulo 1).