"Embora a natureza humana seja a mesma
em todos os lugares, pessoas que vivem em diferentes nações e em diferentes
continentes adquirem diferentes características secundárias. É impossível
encontrar duas pessoas vivendo no mundo que tenham exatamente a mesma natureza
secundária. Mesmo dois irmãos nascidos do mesmo ventre diferem em aparência e
personalidade, o que falar de pessoas nascidas em países separados. Em regiões
diferentes, coisas como a localização de água, correntes de ar, montanhas, florestas,
a disponibilidade de alimentos e roupas
variam.
Consequentemente, as diferenças ocorrem
naturalmente na aparência, status social, ocupação, estilo de vestir e comer
das pessoas. Cada nacionalidade tem umas disposições peculiares da mente e
assim, várias concepções do Senhor Supremo, embora em essência sejam as mesmas,
parecem superficialmente dissimilares. À medida que pessoas em diferentes
lugares se elevam acima de sua condição nativa e gradualmente desenvolvem
cultura, ciência, direito e devoção a Deus, seus meios de culto também divergem
em termos de linguagem, costumes, tipos de oferendas e atitudes mentais.
Considerando todas essas diferenças secundárias imparcialmente, no entanto, não
encontramos discrepância. Enquanto o objeto de adoração é o mesmo, não há mal
algum. Portanto, o Senhor Caitanya ordenou especificamente que devemos executar
nosso próprio serviço ao Senhor Supremo no modo da bondade pura e, ao mesmo
tempo, evitar ridicularizar os códigos religiosos dos outros.
Sob a influência dos fatores acima
mencionados, os sistemas religiosos proclamados por diferentes nacionalidades
variam das seguintes maneiras:
(1) mestres espirituais
diferentes.
(2) diferenças nas atitudes
mentais e emocionais em relação ao culto.
(3) diferentes rituais
prescritos de adoração.
(4) diferentes tipos de
afeto e atividades em relação ao objeto de adoração.
(5) nomes e terminologias
diferentes resultantes de diferenças de idioma.
Por causa da variedade de autoridades
espirituais, em alguns lugares as pessoas honram os sábios védicos, em outros
eles reverenciam os profetas liderados por Maomé e em outras regiões eles
estimam as personalidades religiosas que seguem a Jesus.
Da mesma forma, em
cada localidade, muitos homens de conhecimentos diferentes demonstram respeito
particular. Cada comunidade deve, é claro, honrar adequadamente seus mestres
espirituais, mas simplesmente para obter seguidores, ninguém deve tentar
estabelecer que as instruções dadas pelo próprio mestre espiritual local são
melhores do que as instruções dos mestres espirituais em qualquer outro lugar.
A propagação de tal posição antagônica certamente seria inauspiciosa para o
mundo.
O amor puro a Deus é a verdadeira religião
eterna da alma espiritual. Assim, apesar dos cinco tipos de distinções
mencionados acima entre os sistemas religiosos, devemos reconhecer como genuíno
qualquer processo religioso cujo objetivo seja a realização do amor puro a Deus. É inútil discutir sobre diferenças superficiais. Se o objetivo de um
processo é puro, então o sistema é totalmente auspicioso ".
Resposta de Srila
Bhaktivinoda Thakura (Sri
Caitanya Siksramrta, Capítulo 1).