Srimad Vrndavana dasa Thakura: o Vyasa dos passatempos do Senhor Caitanya


   Nasceu em Mamagachi, na área de Navadvipa, Bengala Ocidental, no ano de 1507, quatro anos após a aceitação de sannyasa por parte de Sri Caitanya Mahaprabhu. É o autor da primeira hagiografia [biografia de santos] completa do avatara dourado (Caitanya Mahaprabhu), de nome Sri Caitanya-Bhagavata, composta em bengali.

Mamgachi
   A mãe de Vrndavana dasa foi Sri Narayani devi, sobrinha de Srivasa Thakura (a encarnação de Narada Muni). Ele descreve como sua mãe – Kilambika devi nos passatempos de Krsna - recebeu a misericórdia do Senhor Caitanya na forma da sobra de Seus alimentos.

Sri Nityananda Prabhu
  
 Quando Caitanya Mahaprabhu desapareceu deste mundo, Vrndavana dasa não tinha mais do que vinte anos de idade. Pouco tempo depois, entretanto, aceitou iniciação de Sri Nityananda Prabhu e parece ter sido o último discípulo aceito por Ele.

O templo em Denur, onde Srila Vrindavan Das escreveu o Sri Chaitanya Bhagavat.
  
  Foi no ano de 1535, que em cumprimento a ordem de seu mestre espiritual,  ele escreveu o Sri Caitanya Bhagavata (Caitanya mangala).

   Deixou este mundo após nele permanecer por pouco mais de oito décadas, no ano de 1589. Seu samadhi encontra-se na área dos sessenta e quatro samadhis de Vrndavana.

Seu Samadhi
  
 "Vedavyasa tornou-se Vrindavan Das Thakur. O pastor de vacas amigo de Krishna, Kusumapida, também entrou no corpo de Vrindavana Dasa Thakur".
(Gaura-ganoddesha-dipika 109, de Srila Kavi-Karnapur).

    "Srila Vrndavana dasa Thakura escreveu o Sri Caitanya-mangala (Caitanya Bhagavata), no qual traz, sob todos os aspectos, os passatempos do Senhor Caitanya. Ele primeiramente resumiu todos os passatempos do Senhor e, então, retratou-os vividamente. Srila Vysadeva descreveu os passatempos de Krsna no Srimad-Bhagavatam, e o Vyasa dos passatempos do Senhor Caitanya é Vrndavana dasa". [Srila Krsnadasa Kaviraja Goswami, Caitanya Caritamrta Adi 8.33-45-45, Madhya 4.5 e Antya 20.82,85]
Srila Krsnadasa Kaviraja Goswami