Sita-devi (सीता): a consorte transcendental do Senhor Ramacandra.

,
Luv e Kush , filhos de Sita e Rama

   É a consorte transcendental do Senhor Ramacandra. Sita é descrita como filha da deusa da Terra, Bhumi, tendo sido adotada pelo rei Janaka de Mithila e sua esposa, a rainha Sunayana. A palavra Sita, em sânscrito, significa "sulco do arado", e há uma relação direta entre Sita e a Terra, assim como uma associação com a agricultura, a riqueza, a fertilidade e a vida. 

Valmik escrevendo o Ramayana
  
  O épico Ramayana, escrito pelo sábio Valmiki, narra a história do Senhor Ramachandra, a encarnação de Krishna como o rei perfeito. A esposa, rainha e eterna consorte do Senhor Rama é Sitadevi, que também é a devota ideal. Nas próprias palavras de Maharishi Valmiki, Ramayana é conhecido como a história nobre de Sita "Sita-ayah Charitam Mahat".

  Sita cresceu no palácio de Janakaraj. Ela se tornou bem conhecida por sua beleza, bem como sua devoção. Podia ser vista frequentemente absorvida na Deidade do Senhor. Ela, quando sozinha, algumas vezes amavelmente encena os passatempos das várias formas do Senhor e aprecia Seus passatempos. Desta forma, ela revelou àqueles próximos a ela que ela não era uma jovem comum.

Sita devi
  Como sua fama e beleza se tornaram bem conhecidas, logo chegou a hora de ela ser prometida a alguém e depois casada.Tal como acontecia com os reis kshatriyas daqueles dias, Janakaraj organizou que todos os dignos reis e príncipes viessem, pois haveria um desafio para a mão dela e o vencedor se tornaria seu marido. O rei Janaka possuía um arco que teria sido abençoado pelo Senhor Shiva. Era um grande arco e o rei decidiu casar sua filha com alguém que pudesse levantá-lo e carregar sua flecha.

  O desafio é enviado, "O Homem Que Conquista o arco de Shiva, casa com Sita ", e assim todos os príncipes e "aspirantes" qualificados vieram de todo o mundo. Mas como encontrar um jovem tão heroico para se casar com uma garota assim? Muitos nobres príncipes de vários reinos vieram aspirando pela mão da bela donzela Sita, mas ficaram impressionados com o poderoso arco e, saudando-o, afastaram-se.


 O sábio Vishwamitra, acompanhado por seus discípulos Rama e Lakshmana, chegou a Mithila. Os príncipes, filhos do renomado rei Dasharatha, haviam conquistado muitos demônios (rakshasas). O rei Janaka ficou feliz com a chegada deles.

O casamento de Rama e Sita Devi

  Vishwamitra disse a Rama: "Querido Ramachandra, ore ao Senhor Shiva e levante o arco". Sri Rama fez uma reverência a Vishwamitra e ofereceu seus respeitos. Ele então orou pela graça do Senhor Shiva, foi e levantou o arco com facilidade e colocou uma flecha nele. Quando ele inclinou o arco, este se quebrou. Sitadevi veio e o guirlandou, aceitando-o como seu marido. A notícia chegou ao rei Dasharatha, que correu para Mithila com seu séquito. O casamento de Rama e Sita Devi foi solenizado de uma maneira grandiosa.

O casamento de Sri Sita Rama.

Sita-Rama

Sita devi passou pelo agni pariksa, o teste de fogo.


Por  Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja, em Mathura, no dia 13 de abril de 2000.