A relação de Sri Sri Radha Ramana Devaji com Srila Gopala Bhatta Gosvami.

 


 
 Sri Radha Raman Mandir ou Sri Radha Raman Temple é um templo do início da era moderna situado em Vrindavan, na Índia, dedicado ao Senhor Krishna como Radha Ramana. Foi construído a pedido de Gopala Bhatta Goswami por volta de 1542 dC. O templo é requintadamente trabalhado e um dos templos mais reverenciados em Vrindavan, especialmente pelos seguidores do Gaudiya Vaishnavismo. Abriga a divindade original de Krishna ao lado de Radharani.
  
  Radha Raman significa o amante (ramana) de Srimati Radha. Na idade de trinta anos, Gopala Bhatta Gosvami veio para Vrindavana. Depois do desaparecimento de Chaitanya Mahaprabhu, ele sentiu uma intensa separação do Senhor. Para aliviar Seu devoto das dores da separação, o Senhor instruiu Gopala Bhatta em um sonho "Se você quer meu darshana, então faça uma viagem ao Nepal".

   No Nepal, Gopala Bhatta banhou-se no famoso rio Kali-Gandaki. Depois de mergulhar seu pote de água no rio, ele ficou surpreso ao ver várias Shaligrama shilas entrarem em seu pote. Deixou cair as shilas de volta ao rio, mas as shilas voltaram a entrar em seu pote quando ele voltou a enchê-lo. 

Gopala Bhatta Gosvami 

    Gopala Bhatta Gosvami encontrou doze Shaligrama Shilas. Acredita-se que uma vez um homem rico veio a Vrindavana e ofereceu a Gopala Bhatta uma variedade de roupas e ornamentos para suas Shaligramas em caridade. No entanto, Gopala Bhatta não poderia usá-los em suas Shaligramas redondas. Ele aconselhou o doador a dar as decorações da divindade para outra pessoa. O doador se recusou a recebê-las de volta e, Gopala Bhatta guardou as roupas e ornamentos com suas shilas.

O rio Kali-Gandaki

   Em purnima (lua cheia), à noite, depois de oferecer naivedhya (oferendas a Deus) às suas Shaligrama shilas, Gopala Bhatta as colocou para descansar cobrindo-as com uma cesta de vime e no final da noite descansou um pouco. No início da manhã ele foi tomar banho no rio Yamuna. Retornando de seu banho, ele descobriu as Shaligramas para fazer puja, e viu entre elas uma Deidade de Krishna tocando flauta. Havia agora apenas onze shilas e uma Divindade. O "Damodara shila" manifestou-se como a bela forma de três dobras (tri-bhangananda-krishna). Deste modo Radha Raman emergiu em uma forma de deidade perfeitamente formada de uma shaligrama shila sagrada. 

Shri Radha Raman Ji
  
  A prasada para Shri Radha Raman Ji é preparada pelos membros masculinos das famílias de Goswamis na cozinha do templo. O fogo na cozinha acesa nos primeiros dias do templo ainda continua hoje. As famílias dos Goswamis recebem um calendário com antecedência para o seu período pessoal de seva (serviço) e realizam o seva de acordo com o estabelecido. 

 
 

 Dentro do complexo do templo, o samadhi de Srila Gopal Bhatta Goswami também está situado. Lá, o raramente disponível Unag vastra (vestimenta) de Sri Chaitanya Mahaprabhu é mantido. 


  Shri Ramakant Goswami Maharaj era o mais velho sevait do Templo Shri Radharaman. Ele foi o último de sua geração de Goswamis e sua dedicação ao serviço de Shri Radha Raman ji era bem conhecida entre as gerações mais jovens. Ele entrou no Nitya Lila em 9 de março de 2018.