Sivananda Sena, um devoto exaltado que vivia na Bengala, geralmente fazia os preparativos para a viagem. Ele mantinha a todos e fornecia alojamentos.
Ao ir para Jagannatha Puri, Sivananda Sena permitiu que um cachorro fosse com ele. Ele lhe forneceu comida e o manteve.
Um dia, quando precisavam atravessar um rio, um barqueiro da Orissa não permitia que o cachorro entrasse no barco. Sivananda Sena, infeliz porque o cão tinha que ficar para trás, pagou o barqueiro para levar o cachorro para o outro lado do rio.
Quando Sivananda foi detido por um pedágio, seu criado esqueceu de dar comida ao cachorro. À noite, quando Sivananda Sena voltou e foi tomar a sua refeição, ele perguntou ao servo se o cão tinha tomado suas refeições. Quando soube que não tinha sido fornecido alimento na sua ausência ao cão, ele ficou muito infeliz. Então imediatamente enviou dez homens para encontrar o cão.
Quando os homens voltaram sem sucesso, Sivananda Sena tornou-se muito triste e jejuou durante a noite. De manhã, procuraram o cachorro, mas ele não foi encontrado em lugar algum. Todos os Vaishnavas ficaram atônitos.
Assim, em grande ansiedade, todos eles caminharam para Jagannatha Puri, onde Sri Caitanya Mahaprabhu encontraria com eles como de costume. Na manhã seguinte todos os devotos vieram para ver o Senhor.
Quando chegaram ao lugar onde estava Sri Caitanya Mahaprabhu, viram o mesmo cão sentado, um pouco afastado do Senhor.
Sri Caitanya Mahaprabhu estava jogando restos de polpa de coco verde para o cão. Sorrindo à sua maneira, Ele estava dizendo ao cão: "Cante os santos nomes 'Rama', 'Krsna' e 'Hari'". Vendo o cão comendo a polpa de coco verde e cantando “Krishna, Krishna”, todos os devotos presentes ficaram muito surpresos.
Quando ele viu o cão sentado naquele cantinho e cantando o nome de Krishna, Sivananda, por causa de sua humildade natural, imediatamente ofereceu suas reverências para o cão, apenas para neutralizar suas ofensas a ele.
No dia seguinte, ninguém viu aquele cachorro, pois ele havia obtido seu corpo espiritual e partido para Vaikuntha, o reino espiritual. Tais são os passatempos transcendentais de Sri Caitanya Mahaprabhu, filho da mãe Saci. Ele até liberou um cachorro simplesmente induzindo-o a cantar o maha-mantra, Hare Krsna.
SrilaPrabhupada diz em seu significado para o CC Antya 1.32: “Este é o resultado da consequente associação de sadhu-sanga com Sri Caitanya Mahaprabhu, e da promoção de volta para casa, de volta a Deus. Este resultado é possível até para um cão, pela misericórdia dos Vaishnavas. Portanto, todos na forma de vida humana devem ser induzidos a se associar aos devotos”.