Sri Krsnadasa Kaviraja Goswami: o Rei dos poetas.

 Krishnadas Kaviraj Goswami é o autor do Sri Chaitanya Charitamrita. Ele nos deu muito pouca informação autobiográfica por lá. Shrila Prabhupada Saraswati Goswami estabeleceu as datas de Krishnadas, coletando informações de várias fontes. Ele conclui que provavelmente nasceu em 1520 dC e morreu em 1616 ou 1617.

  Também não há opinião unânime sobre o estado civil de Krishnadas. Alguns dizem que ele era um brahmachari ao longo da vida quando ele foi para Vrindavan, pois se ele tivesse deixado uma esposa e família, provavelmente teria mencionado isso ao contar sobre sua renúncia.

Casa onde foi escrito o Sri Chaitanya Charitamrita
 O Chaitanya Charitamrita é a composição de alguém que atingiu o status de paramahamsa e está completamente além dos quatro ashramas. Ele era conhecido como Kaviraj Goswami por sua família espiritual. Sua identidade espiritual em Vraja lila é Ratnarekha Manjari, ou Kasturi Manjari, segundo outros.

   Nitai [o Senhor Nityananda] veio a ele em um sonho e ordenou que ele fosse para Vrindavan: “Ó Krishnadas! Não tenha medo. Vá para Vrindavan, pois lá você alcançará todas as coisas”. Depois de dizer isso, Ele indicou o caminho para Vrindavan acenando com a mão e desapareceu com Seus associados. (Chaitanya Charitamrita 1.5.195-6)

 
Deidade de Madana Mohana
Em seu prefácio à edição do Chaitanya
Charitamrita publicada pela Shri Chaitanya Gaudiya Math, o presidente do conselho editorial da revista Chaitanya Vani, HH Bhakti Pramoda Puri Goswami Maharaj, escreveu:

  “Vrindavan Das Thakur escreveu um esboço elaborado da lila de Mahaprabhu no início do Chaitanya Bhagavat, mas quando ele se absorveu na descrição das atividades de Nityananda, muitos eventos mencionados no esboço foram deixados de fora da versão final do livro. Os devotos de Vrindavan de Mahaprabhu se aproximaram de Krishnadas Kaviraj, pedindo-lhe que escrevesse uma versão completa desses passatempos, pois, se isso não fosse feito, eles seriam esquecidos. Krishnadas então foi à Deidade de Madana Mohana e pediu a Ele permissão para fazer o que havia sido solicitado. Na frente de todos os membros contemporâneos proeminentes da comunidade Gaudiya em Vrindavan, a guirlanda caiu do pescoço de Madana Mohana. Isso foi tomado por todos os que estavam presentes como um sinal da aprovação do Senhor e eles deram um alegre aplauso. O pujari de Madana Mohana pegou a guirlanda e a colocou no peito de Krishnadas. Tendo alegremente tomado a guirlanda como um símbolo dos desejos da Deidade, Krishnadas começou a escrever sua biografia do Senhor. Assim, ele escreveu com grande humildade”. 

 Krishnadas Kaviraj Goswami fala:  "O Chaitanya Charitamrita está sendo ditada para mim por Madana Mohana. Minha escrita é como a repetição de um papagaio. Escrevo como Madana Gopal me ordena, assim como uma marionete de madeira é feita para dançar por um marionetista". (Chaitanya Charitamrita 1.8.78-9)


"... mesmo que o Shrimad Bhagavatam estivesse perdido, deixando apenas o Chaitanya Charitamrita, não haveria perda para a humanidade, pois aquilo que não foi revelado no Bhagavatam é encontrado no Chaitanya Charitamrita. A Verdade Absoluta Suprema é Shri Chaitanya Mahaprabhu, a forma combinada de Radha e Krishna. O Chaitanya Charitamrita é a sua encarnação sonora. O mistério divino do status e das glórias divinas de Radharani é encontrado nele. Pode haver alguma dúvida, portanto, sobre o status supremo deste pedaço de literatura transcendental?” Palavras de
Shrila Bhaktisiddhanta Saraswati Goswami Thakur.

Manuscritos do Sri Chaitanya Charitamrita

 Seus três livros, Chaitanya Charitamrita, Govinda-lilamrita e um comentário sobre Krishna karnamrita, são obras de valor inestimável. Govinda-lilamrita descreve em detalhes as atividades do Senhor Krishna durante um período de vinte e quatro horas.

  Krishnadas foi homenageado com o título kaviraja ("rei dos poetas") por seu Govinda-lilamrita. 

  
Seu samadhi

  No terreno da casa de Krishnadas Kaviraj em Jhamatpura, há um pequeno templo contendo as pegadas de Nityananda. Diz a lenda local que Krishnadas recebeu a misericórdia de Nityananda, isto é, a iniciação no mantra, neste mesmo local. De acordo com o Prema-vilasa, no entanto, Krishnadas tomou a iniciação de Raghunatha Das Goswami. No templo, há uma sandália de madeira que se diz ter sido de Krishnadas. Sua cabana e samadhi estão no Radha Kunda. 

Extraído de “Sri Caitanya, Sua Vida e Associados”, de Shrila Bhakti Ballabh Tirtha Maharaj.