Pundarika Vidyanidhi.


   Discípulo de Shri Madhavendra Puri, Pundarika Vidyanidhi era o guru de Shri Gadadhara Pandit e um amigo íntimo de Svarupa Damodara. Ele é considerado Vrsabhanu de Varsana, Vrndavana, pai de Srimati Radharani.    
   
   Vivia uma vida de luxo. Ele era um homem rico, um zamindar geral (proprietário de terras do estado).

  Mukunda Datta levou Gadadhara Pandit a Pundarika Vidyanidhi. E que tipo de Vaisnava era Pundarika Vidyanidhi? Ele estava sentado em uma cama luxuosa, fumando um cachimbo ornamentado e valioso. Sua cabeça estava adornada com belas madeixas encaracoladas, e muitas pastas valiosas eram ungidas em seu corpo. Dois atendentes o abanavam dos dois lados. Gadadhara Pandit pensou: "Mukunda me levou a esse homem apaixonado por luxo sentado na cama e fumando? Que tipo de Vaisnava ele me levou para ver?" Ele estava decepcionado de coração, e Mukunda podia adivinhar.
Shri Gadadhara Pandita

   Antes que alguém soubesse que Pundarika tinha vindo de Chattagram para Nabadwip, e mesmo antes de Mahaprabhu o conhecer, Mahaprabhu foi visto de repente chorando: "Bap Pundarik! Bap Pundarik!" Nohumor de Srimati Radharani, Nimai estava usando seu nome. Bap significa "pai". Então ele estava chamando: "Pai, Pundarika! Pai, Pundarika!" Nimai Pandit estava cantando assim, no humor de Radharani.


   Mais tarde, quando Gadadhara fez sua proposta a Mahaprabhu (de aceitar Pundarika como guru), o Senhor respondeu imediatamente: "Sim, muito boa proposta. Vá e aceite-o imediatamente". Gadadhara Pandit representa Radharani em Gaura-lila, e Pundarika é o pai de Radharani em Krsna-lila: o Guru é como o pai, e o discípulo é como a criança. Então Mahaprabhu imediatamente aprovou e Gadadhara tomou  iniciação de Pundarika Vidyanidhi.

Fonte: Sermões do Guardião da Devoção (2) de Srila Bhakti Rakshaka Sridhar Deva Goswami Maharaja.