Qual a mukti [liberação] mais elevada?


  Mukti é como a alma irá se libertar da condição material.
 Um tipo se chama atyantik-mukti, que significa a liberação de todos os tipos de sofrimentos e infelicidades. Se libertar de dukha, do sofrimento, isto também é uma definição de mukti. Primeiro a gente precisa se liberar de muitos tipos de doenças e sofrimentos. Se você está sofrendo de qualquer tipo de doença, você quer se livrar imediatamente deste estado, desta condição.

  Agora, todos estão com medo do corona-vírus. E ninguém quer saber do ‘karuna-vírus’. Entenderam? ‘karuna’ significa misericórdia, compaixão. Ninguém quer saber do ‘karuna-vírus’, a compaixão e misericórdia de Srila Gurudeva e de Mahaprabhu.

 Outro significado de mukti se chama visnu-angrhi-labam-muktiḥ’. ‘Visnu-angrhi’ significa os ‘pés de lótus do Senhor Visnu’. Obter refúgio nos pés do Senhor Visnu, também se chama mukti.

  Liberação significa abandonar todos os tipos de perturbações e infelicidades e liberar-se de todos os tipos de designações corpóreas.

  Aqueles que realizam sua posição constitucional transcendental, siddha-deha, servem diretamente o casal divino Rādhā e Kṛṣṇa. Esta condição também se chama mukti.

   A mukti mais elevada é aquela que concede o siddha-deha, a ‘svarupa [forma] eterna’, que é o ‘corpo espiritual eterno e perfeito’ para servir diretamente a deidade adorável Rādhā e Kṛṣṇa e que secundariamente concede a liberação do sofrimento e tristeza deste mundo material. Também concede a liberação de todos os tipos de designações corpóreas e apegos materiais. Isto também se chama mukti.

  Então, existem diferentes e diferentes definições de mukti, de liberação. Qual tipo de liberação que você quer? Eu expliquei os três tipos de liberação. Qual o tipo de liberação que vocês desejam alcançar?

‘muktir hitvānyathā rūpaṁ, sva-rūpeṇa vyavasthitiḥ’

 Vocês têm de abandonar todos os tipos de designações corpóreas. E se libertarem completamente de todos os tipos de apegos materiais [asakti]. Aquele que realiza sua própria forma constitucional transcendental, siddha-deha, e diretamente serve o casal divino Rādhā e Kṛṣṇa, esta é a mais perfeita e elevada definição de mukti.

  Isto porque as pessoas quando elas ouvem a palavra mukti, a concepção que vêm até elas é a da filosofia de 'Śrī Śańkarācārya', de que mukti significa apenas se fundir no ‘brahman’ [brahman-sayujya-mukti]. A unidade com o ‘brahman’.

  O outro tipo de liberação que elas ouvem se chama ‘paramatma-sayujya’ ou ‘isvara-sayujya’, que significa se fundir no ‘paramatma’ (Superalma).

  Mas no gaudiya vaisnavismo, aqueles que estão na linha de Sri Caitanya Mahaprabhu, eles aceitam apenas esta terceira definição de mukti.

muktir hitvānyathā rūpaṁ, sva-rūpeṇa vyavasthitiḥ’

E qual é esta terceira definição de mukti? Significa obter o ‘siddha-deha’, o corpo espiritual eterno para servir diretamente Rādhā e Kṛṣṇa. 
Pequena transcrição de uma tradução do harikatha de Srila Gurudeva Bhaktivedanta Vana Maharaja, proferido em Basti, U.P., Índia, no dia 14 de março de 2020.



Fonte: Facebook de Madan Gopaldas Marcus Vinicius.