Sri Rama-Navami.


 

 É o dia do divino aparecimento do Senhor Ramacandra, em Ayodhya, em Tetra yuga, há cerca de oito mil anos. Este é também o dia em que Rama retorna com Sita do seu exílio para Ayodhya, quando recebe de volta o reinado, e também o dia do seu divino casamento com Sita-devi.

 
  
 

 O épico Ramayana, escrito pelo sábio Valmiki, narra a história do Senhor Ramachandra, a encarnação de Krishna como o rei perfeito. A esposa, rainha e eterna consorte do Senhor Rama é Sitadevi,  a devota ideal. Nas próprias palavras de Maharishi Valmiki, Ramayana é conhecido como a história da nobre Sita.  

  O Ramayana é um épico sânscrito antigo que descreve a jornada de Rama para salvar Sua esposa Sita, que foi sequestrada pelo rei demônio de Lanka, Ravana. Ele contém os ensinamentos dos antigos sábios e explora os princípios da existência humana e o conceito de dharma.

  O rei Janaka [pai de Sita] possuía um arco que teria sido abençoado pelo Senhor Shiva. Era um grande arco e o rei decidiu casar sua filha com alguém que pudesse levantá-lo e carregar sua flecha. O desafio é enviado, "O Homem Que Conquista o arco de Shiva, casa com Sita".

  Vishwamitra disse a Rama: "Querido Ramachandra, ore ao Senhor Shiva e levante o arco". Sri Rama fez uma reverência a Vishwamitra e ofereceu seus respeitos. Ele então orou pela graça do Senhor Shiva, foi e levantou o arco com facilidade e colocou uma flecha nele. Quando ele inclinou o arco, este quebrou. Sitadevi veio e o guirlandou, aceitando-o como seu marido. 

 
 
 Sita é descrita como filha da deusa da Terra, Bhumi, tendo sido adotada pelo rei Janaka de Mithila e sua esposa, a rainha Sunayana. A palavra Sita, em sânscrito, significa "sulco do arado", e há uma relação direta entre Sita e a Terra, assim como uma associação com a vida, a agricultura, riquezas e a fertilidade.

  
 Tulasi dasa escreveu o Rama-caritra-manasa, que é baseado no Ramayana do Sri Valmiki. Todos os passatempos escritos por Tulasi Dasa vêm do Ramayana e outros Puranas, mas os princípios de bhakti contidos em tais escrituras foram retirados do Srimad-Bhagavatam.

  Sri Ramacandra, guerreiro incomparável, fiel ao dharma e o príncipe ideal, representa a verdade e as qualidades mais puras dos seres humanos. Sri Rama, geralmente descrito como um rei, irmão, filho e assim por diante, é para muitos uma fonte de inspiração. Os pais usam Seu exemplo para criar bons filhos. Os professores usam Seu exemplo nas escolas. As pessoas usam Seu exemplo para obter proteção dos governantes.



 Hanumanji
é o melhor servo de Ramachandra. Sem Hanumanji não podemos adorar Ramachandra, esta é a parte principal da história dos passatempos de Ramachandra. Sem a satisfação de Hanumanji, se fizermos algo, não será proveitoso. É necessário obter a misericórdia de Hanumanji.


 Ele, Sri Ramachandra, veio ao mundo com a missão de nos dar o exemplo da retidão. Rama praticou a Verdade durante toda a Sua vida e alcançou a unidade em pensamento, palavra e ação. Foi aquele que enquanto parecia levar a vida de um homem comum, levou uma vida divina. Ele demonstrou a vida ideal de uma pessoa realizada espiritualmente.