Dos quatro dhamas de Mahaprabhu, Navadwipa é considerado o melhor. Por quê?

 


 Primeiramente, Ele viveu em Navadwipa, da infância até kishora-lila, lendo e escrevendo. Aos 24 anos, saiu de casa e partiu para Jagannatha Puri, onde concedeu a misericórdia a Sarvabhauma Bhattacarya. Depois, foi para o sul da Índia e lá conheceu Raya Ramananda no Godavari. Raya Ramananda o viu em mahabhava (como Radha) e como Rasika Sekhara (Krishna). Ele viu Rasaraja Mahabhava, Srimati Radhika e Krishna combinados, e desmaiou. Depois disso, Mahaprabhu retornou para Puri e apreciou a vipralambha-bhava de Srimati Radhika.

Mahaprabhu e Sarvabhauma Bhattacarya

 Chaitanya Mahaprabhu desempenhou Sua kishora-lila em Navadwipa, e portanto, Navadwipa é Vrindavana. Jagannatha-ksetra  representa Dvaraka ou Kuruksetra. Aqueles que seguem a Sri Chaitanya Mahaprabhu e praticam bhajana em Navadwipa sairão em Vrindavana nas margens do Yamuna em Vamsivat. Isto foi escrito e revelado por nossos acharyas.  Aquele que abandona o corpo em Jagannatha Puri, torna-se dotado de quatro mãos, mas isso não acontece em Vrindavana ou Navadwipa. Lá, ele terá apenas duas mãos, assim como os associados de Radha e Krishna. Portanto, Navadwipa é superior a Jagannatha Puri.

  Os quatro lugares são: Navadwipa, Puri, Godavari e Vrindavana. Vrindavana e Navadwipa são os mesmos, mas eles são vistos como dois. No momento da sadhana, Navadwipa é visto como Navadvipa e no estado de siddha é visto como Vrindavana. Em sadhanavasta (o estado de execução de sadhana), veremos Sri Chaitanya Mahaprabhu na forma de Sri Chaitanya Mahaprabhu, mas quando nos tornarmos sidha, veremos: “Ó, Radha e Krishna juntos se tornaram Sri Chaitanya Mahaprabhu.” Os dois são apenas um.

Por outro lado, na intensa separação de divyonmada (Loucura transcendental em separação de Krishna), Sri Chaitanya Mahaprabhu costumava ver Puri como Kuruksetra e Dvaraka. No que diz respeito a Godavari, ele é a ‘escola’ de Mahaprabhu. Ele aprendeu com Seu siksa-guru, Visakha devi, na escola de Srila Raya Ramananda, e depois disso retornou para Puri. Ali, Ele estava sempre absorto em Vrindavana.


Sri Chaitanya Mahaprabhu encontra Sri Ramananda Raya


Pequeno trecho do harikatha de Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaja, em Puri, Índia, setembro de 1993.



Fonte: http://www.ipbysbrasil.com/sri-gadadhara-pandita-goswami-e-tota-gopinatha/