Por que a deidade Tota-Gopinatha está sentado?

 


 O humor de separação estava sempre presente em Mahaprabhu em Puri. Isso tudo acontecia devido a separação de Krishna e, portanto, para obter algum alívio, Mahaprabhu ia até Tota-Gopinatha. Ao vê-lo, sentia: “Ó, Eu vim para Vrindavana. Meu Prananatha (vida da Minha alma) está aqui.” E assim Suas lágrimas de separação diminuíam.



 Em um dos lados de Gopinatha vemos Srimati Radhika, do outro, Lalita, e ambas são negras tal como Krishna. No humor de Radhika, quando Mahaprabhu costumava ver Gopinatha, Ele (Ela) absorvia o humor de Krishna e ficava negro. Radha tornou-se negra ao ver Seu Prananatha e  ao absorver-se nEle. Eventualmente, Ela tocava a flauta de Krishna, e assim também tornava-se negra. Esse é o humor de Tota-Gopinatha com Radhika e Lalita. Posteriormente, no humor de Srimati Radhika, Krishna se torna Mahaprabhu, e Lalita se torna Sri Svarupa Damodara.



 Embora não vejamos nenhuma outra vigraha (deidade) sentar-se, Ele o faz. Alguns dizem que na velhice de Sri Gadadhara Pandita, por não mais conseguir oferecer guirlandas para Gopinatha, Ele se sentou. Mas isso não é verdade. 

 Chaitanya Mahaprabhu desapareceu com a idade de 48 anos, e Gadadhara Pandita era apenas um ano mais jovem. Ele deixou este mundo um ano após o Seu desaparecimento, e portanto, não chegou a envelhecer. Após o desaparecimento de Mahaprabhu, seguindo Sua ordem, ele não deixou de adorar Gopinatha. Sempre sentindo essa separação, emagreceu e ficou muito fraco, não conseguindo sequer ficar de pé para oferecer uma guirlanda para Gopinatha. Ao vê-lo nesse estado, Gopinatha sentou-se e ele continuou oferecendo as guirlandas juntamente com suas lágrimas.

 Mamu Thakura, um bhakta de Sri Chaitanya Mahaprabhu, costumava prestar diversos serviços a Ele. Logo após o Seu desaparecimento, Srila Gadadhara Pandita também desapareceu, e naquele momento, seu discípulo Mamu Thakura foi nomeado pelo governo de Puri como servo de Gopinatha. Ele já era idoso, tinha cerca de 84 anos, e não conseguia oferecer adequadamente as guirlandas para Gopinatha. Alguns dizem que por Mamu Thakura não conseguir fazer isso, Gopinatha sentou-se. Na verdade, no entanto, Gopinatha senta-se apenas por Srimati Radhika. É algo comum Krishna levantar-se e sentar-se por Srimati Radhika.

 Trecho do harikatha de Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaja, em Puri, Índia, setembro de 1993.





 No último dia, quando Senhor Caitanya Mahaprabhu desapareceu, Ele entrou no templo de Tota-Gopinatha e não saiu. Isso é antardhan-lila-rasa do Senhor Caitanya Mahaprabhu. O Senhor Caitanya Mahaprabhu adentrou ao templo de Tota-Gopinatha e não voltou. Senhor Caitanya Mahaprabu é o próprio Krsna, Tem um verso em bengali que diz, “O Senhor Caitanya Mahaprabhu entrou ao templo de Gopinatha, entrou no próprio Gopinatha e não voltou”. Este é Mahaprabhu. Então Gadadhara permaneceu lá e o Senhor Caitanya Mahaprabhu está lá também. Meses depois, Gadadhara também desapareceu deste mundo material.

 Trecho do Hari katha de Tridandi Swami Sri SrimadBkaktivedanta Vana Goswami Maharaja, proferido em St Petersburgo,Rússia em  maio de 2016.



 

[Obs- Às 7 da manhã durante o darshan, quando pedido, o pujari pode mostrar um pequeno risco dourado no joelho direito da Deidade onde entrou Mahaprabhu.]

Fonte: http://www.ipbysbrasil.com/sri-gadadhara-pandita-goswami-e-tota-gopinatha/.