Gadadhara Das Goswami: "a personificação da refulgência divina de Srimati Radhika".

 

 Gadadhara Dasa é um associado do 
Senhor Chaitanya e Sri Nityananda Prabhu. Krishna Dasa Kaviraja descreve o Senhor Chaitanya como radha-bahva-dyuti suvalita, "caracterizado pelas emoções e brilho corporal de Shrimati Radharani". Gadadhara Dasa é este dyuti, brilho. Gadadhara Dasa às vezes é chamado de "a personificação da refulgência divina de Sri Radhika".

 Como um dos principais pregadores do Senhor Nityananda na Bengala, Gadadhara Dasa libertou incontáveis ​​pecadores e yavanas. Uma vez, enquanto saboreava Krishna prema, ele começou a dançar loucamente e a cantar os Santos Nomes de Krishna fora da mansão de um Kazi. O magistrado muçulmano irado saiu de sua casa para castigá-lo por "perturbar a paz". Mas vendo a forma atraente de Gadadhara Dasa, o Kazi ficou atordoado e a raiva sumiu. 

 Gadadhara abraçou afetuosamente o Kazi e disse: "Gaura-Nityananda apareceu para libertar a todos com amor divino, distribuindo o doce néctar do Santo Nome de Hari. Por que você não entoa este doce nome de Hari?"

 "Amanhã irei cantar o nome de Hari", respondeu o Kazi. Ouvindo o Kazi falar inadvertidamente o Santo Nome encheu Gadadhara de felicidade. Ele disse: "Por que amanhã? Você já cantou hoje. E este poderoso nome de Hari irá destruir seus pecados e purificar sua existência". Daquele dia em diante, o Kazi se refugiou em Sri Gadadhara Dasa Goswami. 


Senhor Shri Shri Nitay Gauranga e Senhor Shri Jagannath, Kattwa.

 O Bhakti-ratnākara nos informa que, após o desaparecimento do Senhor Caitanya Mahāprabhu, Gadādhara dāsa foi de Navadvīpa para Katwa. Depois disso, ele veio para Eṅḍiyādaha e residiu lá. 

"No Sri Caitanya Caritamrta, Krishnadasa Kaviraja explica que tem dois Gadadhar. Na lila de Mahaprabhu Gadadhar Pandita, é diretamente a manifestação de Srimati Radhika e Gadadhar Das é uma expansão de Srimati Radhika.” Palavras de Srila Bhaktivedanta Vana Maharaja, em Mathura, 24 Abril 2020.